2 de dezembro de 2021

Senar divulga vencedores do 2º Prêmio de Vídeos Educativos


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (02/12/2021) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) divulgou, na quinta (2), os vencedores do 2º Prêmio de Vídeos Educativos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS).

A transmissão ao vivo contou com a presença do diretor-geral da instituição, Daniel Carrara, da diretora de Educação Profissional e Promoção Social, Janete Lacerda, da gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia, Daniela Lago, e da analista pedagógica do Senar Minas Gerais, Cristiane Trigueiro.

O concurso de vídeos visa incentivar os instrutores dos cursos de FPR e PS do Senar a produzirem videoaulas para as atividades no campo. Nesta edição, 16 administrações regionais do Senar participaram da seleção e enviaram 64 vídeos curtos de 3 a 8 minutos.

Carrara destacou a importância da tecnologia em momentos de crise, como na pandemia do coronavírus, e ressaltou que a produção de vídeos foi a alternativa que o Senar encontrou para permanecer em contato com o produtor rural nesse período.

“O vídeo é uma proposta pedagógica importante e a ideia do prêmio foi estimular a produção para compor nossa biblioteca virtual. A qualidade dos vídeos recebidos está ótima, com edições muito bem elaboradas e mensagens bem transmitidas. Estamos muito satisfeitos com os resultados”.

Janete Lacerda apresentou os 10 vídeos vencedores dos estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

“Sabemos que o nosso desafio é imenso, diante da diversidade de realidades em termos de conectividade e diferenças sociais no campo. Porém, o compromisso do Senar continua sendo o de sistematizar a educação profissional para possibilitar o constante aprimoramento diante das novas tecnologias”, disse.

Como premiação, os instrutores vencedores ganharão um celular e um tripé com luminária que serão enviados às administrações regionais do Senar.

Os vídeos vencedores passaram por uma etapa classificatória estadual e outra nacional e a comissão julgadora avaliou a postura didática e técnica do instrutor; o conteúdo; a qualidade audiovisual e a criatividade.

“As aulas virtuais foram uma oportunidade real de investir na formação do produtor rural e levar novos saberes à propriedade, contribuindo para o aumento da produtividade”, afirmou Cristiane Trigueiro, do Senar Minas.

“Essa experiência abriu novos horizontes e oportunidades de trabalhar em diferentes frentes e propósitos, além de reduzirmos a barreira entre o presencial e o online”, disse Daniela Lago, do Senar Bahia.

A premiação também ouviu três dos vencedores que destacaram que a junção do presencial e do online traz mais resultados porque ajuda os produtores a sanar dúvidas e facilita a compreensão e a aplicação na prática por meio das imagens.

“Conseguimos materiais sensacionais de apoio para a formação do setor rural e percebemos que é útil e necessário fazermos mais investimentos para intensificar a produção de material em vídeo”, concluiu Daniel Carrara.

Assista aos vídeos vencedores:

Manejo inicial de pinto de um dia

Agricultura de Precisão – piloto automático

Doma racional de novilhas para ordenha

Inoculação do shiitake em toras

Normas e legislação no uso de drones

Introdução ao Excel

CMT: uma ferramenta simples para diagnosticar mastite subclínica

Artesanato em lã de ovelha

Conjunção de equídeos para doma racional

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte