29 de fevereiro de 2024

Senar e ATeG transformam vidas na Caprinocultura Leiteira de Santo André


Geisyellen Tháffyne
[addtoany]

Lorival Severino, produtor rural.

O Senar junto a ATeG está remodelando o cenário da Caprinocultura Leiteira em Santo André. Com o suporte necessário aos produtores e com as adequações tecnológicas, o crescimento é a continuação de um sonho para muitos produtores como Lorival Severino.

A afinidade de Seu Loro, como é conhecido, com as cabras cresceu ao longo do tempo, desde a criação de uma única cabra para consumo de leite para sua filha, até a formação de seu próprio rebanho e produção de queijo . Com o apoio da Associação de Criadores de Caprinos do Sertão da Paraíba, ele voltou a focar na produção de leite, alcançando bons resultados. A entrada do Senar, com o técnico Flávio Gomes, proporcionou um salto significativo em sua fazenda.

“A principal mudança que apresentei ao Seu Loro foi a suplementação mineral das cabras que antes da nossa chegada era quase nula. Com as suplementações adequadas, mineral e proteica, a mudança na produção foi imediata”, explicou.

A introdução de suplementação mineral adequada, ajustada aos períodos de chuva e seca, resultou em um aumento na produção, elevando-a de 30L para 54L diários. Além disso, também foi identificado a necessidade de controles sanitários, como tabelas de vacinas e vermifugação. Ao gerenciar o controle sanitário do rebanho, a qualidade dos animais se elevou consideravelmente.

“Quando a assistência técnica chegou aqui as coisas foram mudando, aprendi como melhorar o manejo com as cabras e isso aumentou a qualidade do leite produzido”, afirma o produtor.

Com o apoio constante de sua esposa e filhas no manejo das cabras, Seu Loro testemunhou não apenas um aumento substancial na produção, mas também uma transformação em sua qualidade de vida.

Hoje, sua renda provém exclusivamente da produção de leite, permitindo que viva de maneira confortável. Seu Loro expressa sua gratidão ao Senar, enxergando-o como símbolo de mudança e melhoria na qualidade de vida, consolidando assim uma história de sucesso na Caprinocultura Leiteira de Santo André.
“O sentimento hoje é de gratidão, o senar representa pra mim mudança e melhora na qualidade de vida pra mim e minha família” comentou.

Lorival, sua esposa e filhos.

Diante de uma trajetória marcada por desafios e superação, a história de Seu Loro na caprinocultura teve início com o nascimento de sua filha mais velha, Clara. Enfrentando a necessidade de complementar a alimentação da criança, a solução encontrada foi adquirir uma cabra. Hoje sua filha mais velha tem 17 anos e auxilia o pai na criação do rebanho e no manejo de ordenha.

“Eu tenho muito orgulho do meu pai e vê-lo crescendo é muito gratificante, principalmente porque o acompanho em sua jornada diária e sei o quanto ele se dedica para sempre oferecer o melhor da sua produção”, relata sua filha, Clara.

A TV Band produziu uma reportagem especial sobre a história de Seu Lorival, clique para assistir!

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br