17 de maio de 2017

SENAR e EMEPA se unem para impulsionar produção leiteira na Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

IMG_1405 (3)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba fará uma parceria com o a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária para o desenvolvimento de um plano que pretende impulsionar a cadeia leiteira no Estado, por meio do aumento de rendimento dos produtores.

Serão dois projetos que terão financiamento do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A EMEPA contribuirá com o projeto de inseminação artificial e melhoramento genético e o SENAR fornecerá assistência técnica.

“Os projetos precisam ser alinhados porque uma ação só não traria tantos resultados como a união das duas propostas. A assistência técnica do SENAR oferecerá um suporte gerencial na propriedade na questão de produção de alimentos, que acionará o melhoramento da cadeia como um todo, junto ao trabalho da Emepa”, explica a zootecnista, Fernanda Quadro.

Por conta da seca dos últimos anos, vários produtores pararam ou diminuíram a produção. “O projeto visa igualar os produtores da região, fazer com que o pequeno-médio produtor chegue ao nível de produzir muito mais”, justifica.

IMG_1416 (3)

O auditor fiscal federal da agropecuária do MAPA, Bruno Leite, apresentou as ações do Ministério dentro da cadeia do leite e como inicia-las no Estado. “Na Paraíba, nós temos um projeto aprovado, em Sousa, e buscamos fomentar para que os outros laticínios também busquem essa inciativa. Nós montaremos o projeto junto com o SENAR e a Emepa para beneficiar o produtor rural e a região”, esclarece.

O SENAR e a Emepa vão atuar em cinco regiões no Estado. Serão três grupos no Sertão: Catolé do Rocha e Paulista, outro grupo em Sousa e municípios vizinhos, além da região de Itaporanga. Produtores de Campina Grande e Queimadas no Agreste formarão mais um grupo de atendimento e outro será montado na região que vai de Mamanguape a Alagoa Grande, passando por Guarabira.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br