7 de maio de 2019

Senar e Instituto CNA realizam pesquisa sobre saúde da população rural na Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

O Senar e o Instituto CNA estão realizando a “Pesquisa Senar de Saúde Rural” e chegaram à Paraíba nesta terça-feira (7). Uma equipe, composta por quatro profissionais da enfermagem e uma coordenadora, do ICNA, aplica o questionário. Eles estão atuando junto aos produtores de Camalaú, no Cariri, atendidos pelas ações de Saúde do Homem e da Mulher Rural.

A carência de informações específica no país sobre a saúde das pessoas do agro motivou a realização do estudo, de acordo com a coordenadora da pesquisa, Sandra Bezerra. Os dados também devem ajudar no aprimoramento das ações que o próprio Senar realiza.

“Esse estudo é inédito e também nos dará a oportunidade de subsidiar governo, ou instituições de ensino com informações sobre essa população. A fase de coleta das informações teve início em abril e levará de 3 a 4 meses”, explicou Sandra.

Sandra Bezerra, coordenadora da pesquisa pelo Instituto CNA

O estudo analisa o bem estar da população rural de maneira individual e também com foco na família dos produtores. O questionário também aborda temas como renda familiar, trabalho e qualidade de vida, além de hábitos alimentares e acesso a serviços de saúde.

O enfermeiro e mestrando em Saúde Pública, Ítalo Albuquerque, é um dos pesquisadores da equipe. Para ele, o levantamento irá ajudar a lançar luz sobre a realidade do campo e até mesmo auxiliar na definição de políticas de atenção próprias ao meio rural.

“Trazer uma visibilidade maior para as pessoas da zona rural, que muitas vezes são ofuscadas pela cidade em relação à oferta de atendimentos de saúde. Isso acaba comprometendo a realização de ações direcionadas para atender um grupo da sociedade que tem necessidades específicas”, afirmou Ítalo.

Ítalo Albuquerque

Outros nove estados, de todas as regiões do país, já foram visitados. O projeto tem meta de passar por 20 estados ao todo, com duas visitas em cada. O retorno à Paraíba está previsto para a primeira quinzena do mês de junho, que o programa de Saúde da Mulher Rural chegará ao município de Cabaceiras.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br