13 de julho de 2017

SENAR e Instituto Trata Brasil analisam parceria


Ascom Senar
[addtoany]

parc

Informar o meio rural sobre saneamento básico foi o tema da reunião do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o Instituto Trata Brasil nesta quarta-feira (12), em Brasília. As instituições analisam a possiblidade de uma parceria que proporcione melhorias na qualidade de vida das famílias rurais que não têm acesso a esgoto e à água tratada.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do País.

“O SENAR já oferta capacitações na área, mas a demanda ainda é pouca em relação às necessidades do campo. Com essa parceria, poderemos trabalhar o tema nas propriedades e nas escolas rurais de forma transversal para conscientizar os produtores sobre a importância do saneamento básico, que evita várias doenças e pode trazer melhorias na qualidade de vida”, analisa a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social, Andréa Barbosa Alves.

Segundo ela, o primeiro passo agora deve ser a sensibilização do produtor em parceria com os sindicatos rurais. “Nossa entidade está aberta para desenvolver esse tema porque também é uma preocupação do SENAR levar saneamento básico ao meio rural. Para isso, precisamos ampliar as parcerias e o Instituto Trata Brasil poderá ser um grande aliado nesse trabalho”, reforça.

O representante do Instituto, Rubens Filho, conheceu um pouco do trabalho do SENAR durante a reunião com equipes da Formação Profissional Rural, Assistência Técnica e Gerencial e da Promoção Social, além dos canais de comunicação do Sistema CNA/SENAR, especialmente o Canal do Produtor TV, que pode contribuir com a disseminação de conhecimento sobre saneamento básico por meio dos quadros Sala de Aula e Saúde e Qualidade de Vida.

Rubens Filho esclarece que o papel do Instituto Trata Brasil no saneamento rural ainda é tímido e que por isso gostariam de trabalhar em parceria com o SENAR. “Realizamos seminários em todo o País para promotores de saneamento e podemos pensar em levar as ações que o SENAR já desenvolve como as capacitações para esses eventos. Além disso, temos profissionais ligados ao Trata Brasil que podem se disponibilizar a dar entrevistas e gravar aulas para o canal de televisão do Sistema CNA/SENAR.”

O Coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira, reforçou a importância do tema para o SENAR. “Somos uma entidade que se preocupa com as necessidades do produtor rural em primeiro lugar. Por isso, acredito que devemos trabalhar inicialmente para conscientizar o produtor sobre a importância de se investir em saneamento básico. Existe a necessidade e o SENAR está disposto a levar conhecimento sobre o tema ao campo.”

Cenário atual – Apesar da Lei de Saneamento (Nº 11445/07) estabelecer diretrizes nacionais para saneamento básico, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam a existência de mais de 100 milhões de pessoas vivendo no País sem esgoto e 35 milhões sem acesso à água.

Assessoria de Comunicação do SENAR
Foto: Tony Oliveira
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.twitter.com/SENARBrasil
www.facebook.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br