5 de março de 2018

SENAR finaliza fase de plantio do “Forrageiras para o Semiárido”


Ascom Senar
[addtoany]

A implantação do programa “Forrageiras para o Semiárido” está na fase final de plantio na cidade de Tenório, no Seridó paraibano. Ao todo, serão analisados quatro tipos de forrageiras, com o objetivo de identificar as mais adaptáveis e resistentes ao semiárido. O projeto é resultado de uma parceria entre a CNA/SENAR/ICNA e Embrapa, e  na Paraíba conta com o apoio do Sistema Faepa SENAR.

“Nosso intuito é testar e escolher quais variedades se adaptam melhor para região e divulgar os resultados para produtores locais. Graças as chuvas na região, temos conseguido adiantar no projeto e daqui a pouco estaremos prontos para receber interessados”, comenta o técnico do projeto Humberto Araújo.

Entre as gramíneas, foram escolhidos os capins piatã, massai, buffel e corrente. Serão cultivadas ainda as palmas orelha de elefante, mexicana e miúda, além de Ipa Sertânia. No grupo das plantas lenhosas estão a moringa e a gliricídea. As culturas para produção silagem serão variedades e híbridos de milho, sorgo e milheto. Todas serão avaliadas com o plantio solteiro e em consórcio.

A área de plantação da unidade é de um hectare. Após terminado o plantio, o projeto será divulgado nas secretárias das prefeituras, instituições rurais e nas faculdades locais.

Além de Tenório, foram escolhidas as cidades de Ibaretama (CE), Lajes (RN), Fortuna (MA), São Raimundo Nonato (PI), Garanhuns (PE), Batalha (AL), Poço Verde (SE), Ipira (BA), Baixa Grande (BA), Montes Claros (MG) e Carlos Chagas (MG) como unidades de referência.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 

facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br