26 de janeiro de 2022

Senar fornece cartilha sobre projetos em aquicultura


Ascom Senar

Brasília (26/01/2022) – As principais informações para iniciar ou adequar a atividade de aquicultura na propriedade rural estão disponíveis em uma cartilha gratuita que ensina como planejar e legalizar projetos aquícolas. O material, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está disponível aqui.

Por definição, a aquicultura diz respeito à criação de organismos em ambiente aquático, como, por exemplo, peixes, moluscos, crustáceos, rãs, crustáceos, moluscos e algas. Já a piscicultura trata especificamente da criação de peixes e é um ramo da aquicultura.

A cartilha “Aquicultura: planejamento e legalização de projetos aquícolas” mostra as espécies, o domínio da água e a outorga para uso e licenças ambientais. Os interessados vão aprender a coletar dados e acompanhar a produção, que são os principais pontos para alcançar o retorno econômico.

Na área de gestão da comercialização, é possível observar o planejamento da produção e das despesas, o que permite um cronograma de compra de insumos e de venda de produtos.

Produção – Dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que produção aquícola no Brasil cresceu 3,2% em 2019 em relação a 2018, e alcançou 599 mil toneladas. Os números apontam um crescimento constante do setor de 3% a 7% desde o início da série histórica, em 2013.

Na palma da mão – A cartilha também está disponível no aplicativo Estante Virtual Coleção Senar, que pode ser baixado no celular ou tablet nas lojas da Apple e da Play Store.

Na videoteca do Senar você encontra vídeos sobre aquicultura. Confira aqui.

Se você ficou interessado em saber mais sobre aquicultura, procure o Sindicato Rural de seu município ou a Administração Regional do Senar de seu estado para verificar as capacitações disponíveis nessa área.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil