8 de março de 2013

SENAR inicia capacitações do Leite Legal


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR inicia este mês as capacitações do Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade. Nos dias 25 e 26 de março, gestores e coordenadores de 26 estados vão participar do primeiro curso ofertado pelo programa. A capacitação tem 16 horas e vai acontecer na Sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.
“Essa ação é o ponto de partida para que o Produção de Leite de Qualidade aconteça e chegue aos produtores. Por isso vamos mostrar para esses profissionais como o programa irá funcionar lá na ponta”, conta a coordenadora da Área de Projetos e Programas Nacionais do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Patrícia Machado.
Segundo Patrícia, como as Administrações Regionais pretendem formar um grande número de turmas, a ideia é que os coordenadores atuem como multiplicadores e capacitem os instrutores nos respectivos estados. Ela explica ainda qual vai ser o foco do curso em Brasília. “Nessa fase inicial não teremos conteúdos técnicos, o foco será a parte metodológica do programa, para ajudar os gestores e coordenadores a passar o conteúdo aos instrutores conforme a metodologia adotada pelo SENAR,” destaca.
O Produção de Leite de Qualidade é uma parceria do SENAR com o Sebrae Nacional para capacitar produtores rurais com foco na produção do leite dentro das normas estabelecidas pela Instrução Normativa 62/2011 do Ministério da Agricultura, que prevê novos parâmetros para Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Num período de dois anos, o SENAR vai capacitar 81 mil produtores, por meio de treinamento teórico de 16h e visitas técnicas, formando em todo Brasil 5.400 turmas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR