7 de agosto de 2018

Senar inicia ciclo de atendimentos do programa Saúde da Mulher Rural


Ascom Senar
[addtoany]

Ação é resultado de parceria entre o Senar e a prefeitura municipal

O Senar, em parceria com a prefeitura de São José dos Cordeiros, realizou nesta terça-feira (7) a primeira ação do programa especial Saúde da Mulher Rural. Cerca de sessenta mulheres foram atendidas no município do Cariri paraibano. Já estão previstas pelo menos mais três atividades até o mês de outubro.

Durante o evento foram realizados o exame citológico e autoexame das mamas, que são preventivos dos cânceres de mama e de colo do útero. Houve ainda a marcação de consultas e serviços estéticos, como lavagem e escovação de cabelo, manicure e sobrancelha.

A pedagoga do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Kézia Cortez, destacou que o programa quer chamar atenção para o cuidado das mulheres consigo mesmas, diante de uma rotina muito atarefada no trabalho com agricultura e também dos cuidados com a família e a casa.

“Cerca de 580 mil novos casos de câncer surgem a cada ano no Brasil, e 57 mil deles atingem diretamente a mulher. Por isso ações como esta são importantes, já que oferecemos a possibilidade um atendimento com um profissional, um momento para explicações e sanar dúvidas. A orientação e a educação podem levar a uma melhor qualidade de vida”, esclareceu.

Cinquenta e sete mulheres da zona rural de São José dos Cordeiros foram beneficiadas

Uma das mulheres beneficiadas pela ação foi a agricultora Ivonete Maria de Souza Alcântara. Ela planta milho e feijão e também cria gado leiteiro e galinhas. Para ela, esse momento promovido pelo Senar foi essencial para que ela voltasse a procurar cuidados médicos.

“Há dezessete anos eu não fazia exames preventivos e confesso que foi descuido e vergonha. Por isso, esse evento está sendo muito importante não só para mim, mas para todo pessoal que mora no sítio”, afirmou.

A enfermeira e instrutora do Senar, Lidiane Graziela Amaral, foi a responsável pela orientação às mulheres. “Não deixem de fazer a prevenção do câncer de mama e do colo do útero é o nosso principal recado”, resumiu.

A enfermeira e instrutora Lidiane Graziela ofereceu palestra sobre Saúde da Mulher

A vice-prefeita, Lourdes Dantas, e também os secretários de saúde, agricultura e ação social participaram do evento. Petruska Bezerra, que coordena a pasta da saúde, destacou a parceria com a secretaria de agricultura e explicou que a população rural é foco das ações, já que ela é uma região muito extensa no município.

“Quando fazemos campanhas gerais, a adesão da população urbana é sempre maior, até por questões de logística. Dessa vez nós pudemos direcionar o atendimento e temos o interesse de tratar de maneira igual os moradores do campo e da cidade. Nesse sentido, a parceria com o Senar só veio a engrandecer a ação e nos encorajar ainda mais neste trabalho”, afirmou Petruska.

Já estão previstas ações semelhantes para serem realizadas nos municípios de São José do Sabugi, Gurinhém e Duas Estadas, sendo que nas duas últimas também acontecerão eventos do programa Saúde do Homem.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br