3 de agosto de 2015

Senar lança concurso de proteção às nascentes


Ascom Senar-PB
[addtoany]

cinco_passos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), lançam o 1º Concurso de Proteção de Nascentes, com o tema “Proteja uma Nascente em um Dia”, destinado às Administrações Regionais do Senar e aos Sindicatos dos Produtores Rurais filiados as Federações de Agricultura e Pecuária.

Com o objetivo de impulsionar a proteção de nascentes no país e garantir água limpa e de qualidade para o campo e a cidade, o concurso vai premiar as entidades que realizarem a proteção de nascentes em seus estados, seguindo os cinco passos indicados pelo Programa Nacional de Proteção de Nascentes, lançado em março deste ano, que são: 1º Identificar a nascente; 2º Cercar a nascente; 3º Limpar a área; 4º Controlar a erosão e 5º Replantar espécies nativas.

Serão consideradas para efeito de premiação as nascentes protegidas e as melhores iniciativas realizadas entre o dia 22 de março, data de lançamento do programa, até o dia 15 de novembro de 2015, data de encerramento.

Segundo o superintendente do Senar-PB, Sérgio Gouveia Martins, a intenção é mostrar aos produtores e a sociedade que proteger e conservar as nascentes é algo possível. “O Senar Paraíba tem uma grande preocupação em garantir o bem-estar socioambiental, a fim de melhor atender as necessidades do campo. Pretendemos cadastrar e demarcar o máximo de nascentes possíveis da nossa região”, disse.

De acordo com chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Gabriel Petelinkar, o Senar-PB começará em breve a fazer a divulgação do concurso tanto nos Sindicatos dos produtores rurais quanto com os produtores parceiros. “Estamos nos reunindo com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) para fechar uma parceria, e a partir disso traçar uma estratégia para buscar novos parceiros”, falou.

Premiação

A premiação terá duas categorias: número de nascentes protegidas, voltado para as Administrações Regionais, e melhor iniciativa de proteção de nascentes, para os Sindicatos Rurais. Os prêmios serão duas picapes zero km, uma para cada categoria. O resultado final do concurso será divulgado no dia 04 de dezembro de 2015.

Para maiores informações acesse: Regulamento Proteção de Nascentes

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br