13 de março de 2014

SENAR lança dois projetos para ampliar o acesso à informação


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O produtor rural passa a contar com dois importantes instrumentos de qualificação. Foram firmadas na manhã desta quarta-feira (12) duas parcerias entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), durante a abertura da Dinâmica Pecuária (Dinapec) para promoção de Ensino a Distância (EAD) e a construção do Centro de Excelência Tecnológica de Pecuária de Corte no Estado, sediado em área da Embrapa.
A solenidade teve as presenças do secretário executivo do SENAR Central, Daniel Carrara, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado da Bahia e vice-presidente da CNA, João Martins, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema FAMASUL), Eduardo Riedel, do superintendente do SENAR/MS, Rogério Beretta, do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares e do diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, entre outros representantes de entidades e autoridades locais.
O Ensino a Distância (EAD) levará aos quatro cantos do Brasil a capacitação de 160 horas em Pecuária de Corte, oferecida recentemente em parceria entre SENAR e Embrapa a 20 instrutores de dez Estados. As aulas foram gravadas e transformadas em curso que vão qualificar técnicos e futuramente produtores rurais. Já Centro de Excelência Tecnológica de Pecuária de Corte é uma iniciativa do SENAR e será uma das dez unidades a serem construídas no País, cada uma com um foco de atuação específica. Privilegiado, Mato Grosso do Sul terá duas unidades, uma voltada para a pecuária e a segunda destinada a pesquisa e qualificação para o setor sucroenergético. As inscrições para esta modalidade de ensino iniciam no próximo mês, no Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br).
Os centros de excelência formarão profissionais de nível médio com conhecimento técnico para atuar e aplicar tecnologias nas propriedades rurais. “A expectativa é de suprir a falta de profissional especializado e aumentar a demanda de técnicos para atuarem nas mais de cinco milhões de propriedades rurais do País. A construção do local e a elaboração da grade curricular iniciam neste ano e as atividades em 2015”, destacou o superintendente do SENAR/MS, Rogério Beretta.
O secretário executivo do SENAR Central, Daniel Carrara, ressaltou que o maior desafio do campo é levar as novas tecnologias até o produtor e que a parceria entre o SENAR e a Embrapa facilitará esse acesso, em especial na pecuária de corte, um dos segmentos mais importantes do agronegócio. “A pecuária de corte é uma cadeia das mais significativas e o grande desafio é ter técnicos bem preparados. Nossa meta é tirar a tecnologia das prateleiras e levá-la ao campo, onde há necessidade dela, aplicar as pesquisas onde há demanda e a Embrapa é a parceira natural para que possamos alcançar este objetivo, assim como Mato Grosso do Sul oferece o ambiente natural para essa parceria”, avaliou Carrara.
Ao apresentar as tecnologias que serão apresentadas durante os três dias de Dinapec, o chefe geral da Embrapa Gado de Corte enfatizou a importância das pesquisas para o homem do campo, assim como as parcerias para o acesso a estes resultados. “A FAMASUL e SENAR sempre se mostraram proativos e reativos, unindo esforços para disponibilizar os resultados das pesquisas e levar as tecnologias ao campo”, destacou.
Dinapec – A Dinâmica Pecuária é uma feira para apresentação de resultados de pesquisas e novas tecnologias voltadas a produtores rurais, pesquisadores e estudantes e acontece até o dia 14 de março. Na programação estão cursos, roteiros tecnológicos, oficinas e clínicas tecnológicas. Durante o evento, o SENAR/MS manterá estande, onde instrutores apresentarão os cursos e programas gratuitos desenvolvidos pela entidade no Estado. Nos dias 13 e 14 ocorrem as oficinas: Aplicação de medicamentos em bovinos e Uso de terraceador na descompactação de solos e regulagem e utilização de plantadeira / adubadora. Mais informações podem ser obtidas no site: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/dinapec2014/.  
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR-MS