26 de fevereiro de 2016

Senar Paraíba forma mais duas turmas do Pronatec


Ascom Senar-PB

Alunos do município de São Francisco concluíram o curso de Horticultor orgânico

IMG-20160224-WA0008

Assessora de Programas Especiais do Senar – PB, Vera Figueirêdo, entregando o certificado a aluna.

Mais 27 profissionais foram capacitados através do curso de Horticultor Orgânico do Pronatec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB). As aulas aconteceram no município de São Francisco, a cerca de 440 quilômetros da capital do Estado. O curso foi dividido em duas turmas de 15 pessoas, nos turnos da manhã e da tarde e contou com aulas teóricas e práticas que possibilitaram aos alunos conhecer de perto a vivência da agropecuária.

A capacitação tem em sua grade curricular todos os conteúdos que envolvem o universo da produção e comercialização orgânica, que vai desde a conscientização do produtor para questões de segurança, saúde e cidadania, quanto para a própria produção, englobando o preparo até a aplicação de defensivos alternativos. No final, os estudantes passam por uma avaliação que corresponde aos conteúdos ensinados.

Segundo a assessora de Programas Especiais do Senar-PB, Véra Figueirêdo, além da metodologia do “Aprender a fazer, fazendo”, que é o foco da prática daquilo que se ensina no curso de Horticultor Orgânico, há outros benefícios que o curso oferece. “Os cursos do Pronatec têm uma distinção por causa do apoio do Governo Federal e da Assistência estudantil, que em parceria com o Senar, os alunos recebem bolsas de estudos e material de apoio gratuito”, disse a gestora sobre o incentivo concedido aos estudantes.

IMG-20160224-WA0009

Tiburtino Cartaxo, Presidente dos produtores rurais de Souza-PB, entregando certificados

Francisco Pinheiro Mota, atualmente estudante do curso Técnico Agrícola, se formou no curso de Horticultor Orgânico, que foi ofertado em São Francisco, na Paraíba. Ele saiu da cidade em busca de oportunidades e passou por vários lugares do Nordeste, onde fez cursos técnicos em diferentes áreas. Apesar de todo aprendizado que absorveu em treinamentos, Francisco conta que o que aprendeu com o Senar PB, não viu em outra capacitação. Por causa do Pronatec, Francisco retornou à São Francisco, pois viu surgir uma oportunidade de crescimento profissional. “Na nossa região, o espaço de trabalho é muito precário, mas graças a essa chance de aprender, já estou me profissionalizando”. Ainda segundo o concluinte, através do Horticultor orgânico ele teve a oportunidade de usar as experiências adquiridas na capacitação para abrir uma feira orgânica em São Francisco, junto com a turma.

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br