29 de abril de 2016

Senar Paraíba realiza o primeiro útero é Vida de 2016 no sertão


Ascom Senar-PB

 

prefeito brejo dos santos

O prefeito de Brejo dos Santos, Luiz Vieira de Almeida fez a abertura do evento

Aconteceu ontem (28), o primeiro Útero é Vida de 2016 realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB). O evento mobilizado pelo Sindicato dos produtores rurais de Catolé do Rocha foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arão Teodomiro de Sousa, em Brejo dos Santos, e reuniu cerca de 150 mulheres que fizeram o exame de prevenção ao câncer de colo de útero, o papanicolau.

Em parceria com a Prefeitura municipal de Brejo dos Santos, o Senar Paraíba proporcionou um mutirão para realização de exames e atividades que pudessem incentivar as mulheres a continuarem se cuidando, como o Espaço da beleza, onde elas puderam fazer serviços de corte, tintura de cabelo, manicure e pedicure; Rua do lazer, local onde as mulheres deixavam as crianças para participar de atividades educativas e recreativas, enquanto faziam os exames; além de café da manhã, almoço e realização de palestras informativas sobre como se prevenir da doença, higienização e cuidados com a saúde da mulher.

kits utero é vida

Mulheres que fizeram o exame receberam kit da beleza de brinde como forma de incentivo

 

Ivanilda Altina da Silva, do sítio Timbaubinha, revelou que faz o papanicolau todos os anos e começou a prevenção desde muito nova. “Eu achei a palestra muito boa, esclarecedora. Tinha muita coisa na palestra que não sabíamos, então, foi muito bom ter participado. É bom estar por dentro de tudo, é melhor do que passar muito tempo sem fazer o exame e ter uma surpresa desagradável. Tem que aproveitar esta oportunidade e fazer todos os anos, assim como eu faço”, revelou.

Com a intenção de reduzir os casos de câncer de colo de útero nas mulheres da zona rural e incentivar a conscientização nos municípios mais distantes do estado, o Senar Paraíba já realizou 16 edições do Útero é Vida e atingiu 1.939 mulheres, nos anos de 2010, 2011, 2015 e 2016. Para o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, o objetivo é atingir o maior público possível. “Com este Programa queremos chegar ao maior número de mulheres da zona rural. Sabemos da dificuldade que elas possuem para ter acesso à saúde, então, nossa instituição pretende, através destes mutirões, fazer a conscientização destas comunidades rurais”, disse.

palestra utero brejo

Mulheres não se intimidaram e fizeram perguntas durante a palestra

Já Elvirene de Lima, sempre procura fazer o preventivo. Segundo ela, todos os anos faz o papanicolau, inclusive já tinha feito em 2016, mas não perdeu a oportunidade também de participar do mutirão e fazer as atividades do Espaço da beleza. “É a única maneira de sabermos se estamos com alguma doença, já faço há 22 anos este exame”. Ela ainda complementou “sobre a palestra que assistimos vi que muitas pessoas tiraram muitas dúvidas, não fiz nenhuma pergunta por que sou curiosa e gosto sempre de ver informações na internet.”, falou. Elvirene já tinha participado de outros eventos deste tipo, mas nunca com a realização dos exames de prevenção voltados para mulheres da zona rural. Durante a entrevista ela não perdeu tempo e já estava na fila do Espaço da beleza para cortar os cabelos.

gestora utero

Véra Figueirêdo, gestora do Útero é Vida no Senar Paraíba com as participantes

Para a gestora do Programa Útero é Vida do Senar Paraíba, Véra Figueirêdo, o resultado é gratificante. “É um trabalho muito árduo, fazemos o planejamento, conversamos com as Prefeituras municipais, articulamos tudo com os Sindicatos dos produtores rurais, mas quando vemos tudo acontecer, o resultado é maravilhoso. Temos orgulho de escutar o retorno positivo delas durante o mutirão e isto é o que nos impulsiona a sempre continuar”, revelou Véra.

Sobre o Sistema Faepa/Senar-PB: O Sistema é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado. Juntos fornecem suporte para o desenvolvimento sustentável da agropecuária e representam os interesses educacionais, sociais e políticos dos produtores rurais de toda Paraíba. A Faepa é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, coloca seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do meio rural. Já o Senar é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pelo setor produtivo e que trabalha em prol da capacitação e educação no meio rural, através de cursos, treinamentos e assistência técnica.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br