18 de abril de 2016

Senar Paraíba realiza primeiro encontro da etapa estadual do CNA Jovem 2016


Ascom Senar-PB
[addtoany]

20 candidatos de todo estado se reuniram para apresentar os maiores desafios da agropecuária

O consultor do Senar Brasil, Luiz Felipe Escarlate, acompanhou todo o processo com o jovens

Aconteceu neste fim de semana, de sexta a domingo (15 a 17/04), o primeiro encontro da etapa estadual do CNA Jovem 2016. Durante o evento, os 20 jovens selecionados no estado conheceram a logística do programa, os objetivos e tiveram acesso as próximas atribuições para a continuidade no Programa de formação de líderes jovens rurais. A primeira etapa ocorreu no Hotel Village, em João Pessoa.

A abertura oficial do CNA Jovem ocorreu no dia 15, com as boas vindas realizada pelo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Vanildo Pereira, e pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Sérgio Martins. Na ocasião, eles apresentaram aos participantes do Programa o Sistema CNA/Senar/ICNA. Na continuidade, o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar Paraíba (Dater), Gabriel Petelinkar, mostrou dados da agropecuária brasileira, além de mostrar o panorama da Paraíba e as particularidades do setor em cada microrregião.

O superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, fez a abertura do evento apresentando o Sistema Faepa/Senar-PB

Para Sérgio Martins, o Sistema quer valorizar os jovens que possuem perfil de liderança para trabalhar em prol da agropecuária. “Vocês são a nossa expectativa de crescimento, aqui teremos futuros mobilizadores, presidentes de Sindicatos, instrutores do Senar-PB, funcionários do Sistema e até presidentes de Federações de Agricultura. É uma satisfação ter pessoas que se preocupam com o nosso setor e possuem interesse em dar continuidade a este trabalho. Nós vamos criar um banco de talentos com vocês, pois acreditamos nos jovens, como, por exemplo, a maioria dos nossos estagiários, hoje, são funcionários do Sistema e isso mostra que valorizamos quem realmente veste a camisa. Esta é uma grande oportunidade!”, disse. O superintendente ainda complementou que o evento foi uma grande troca de experiências, mesmo os participantes com a idade que possuem.

thumb_IMG_7335_1024

Guttenberg Morais falou da trajetória da Rancho Alegre

No segundo dia do encontro, os jovens assistiram a uma palestra do diretor da empresa Rancho Alegre, Guttenberg Morais, que falou sobre a sua trajetória como um líder no setor agropecuário e contou o caso de sucesso de crescimento da Rancho Alegre, empresa considerada uma das maiores atacadistas do ramo agropecuário da região Norte e Nordeste do Brasil, com lojas em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. No sábado, também foram apresentados e discutidos: o levantamento de expectativas do programa, realizada a apresentação dos participantes, instrutores e gestor e a exposição dos desafios sugeridos pelos jovens e pela equipe de coordenação do CNA Jovem e, por fim, uma discussão sobre o significado de liderança. A escolha dos desafios aconteceram de acordo com o estilo de liderança de cada jovem.

thumb_IMG_7471_1024

Aline Omar pretende representar a Paraíba na etapa nacional

Aline Omar é licenciada em Ciências Agrícolas e é engenheira florestal, com apenas 24 anos e natural de Pernambuco, a jovem nunca participou de um programa deste porte. “O CNA Jovem é bom, é algo desconhecido e novo, mas está sendo um aprendizado, já mudamos muito o modo de ver alguns fatores do Agro. Com os desafios que trouxemos para o programa, estamos tentamos mostrar um problema e de que forma eles podem ser solucionados pelas maneiras que são mostradas aqui nesta capacitação”, falou. Aline ainda se mostrou confiante com o seu desafio e revelou “já cheguei até aqui e a expectativa é a melhor possível: representar a Paraíba na etapa nacional”, disse.

“Acredito que o líder tem que ser um exemplo, ser honesto e agregar pessoas de pensamentos diferentes”, disse Iury Araújo.

Já no domingo, último dia do encontro, os jovens começaram a detalhar os seus desafios junto aos instrutores e foram orientados para as próximas atividades e demais encontros estaduais. Iury Araújo, de 26 anos, engenheiro ambiental e mestre em Sistemas agroindustriais, veio de São Gonçalo, a 450 quilômetros da capital da Paraíba, e é um dos jovens selecionados para o programa. “Estou gostando muito das descobertas, porque são várias mentalidades diferentes, de pessoas distintas e cada uma com uma expectativa em cima do outro. Este programa, mesmo no primeiro fim de semana, já vem me ensinando a abrir a mente e perceber que nem sempre você está com a razão, aqui você aprende a dialogar, a escutar os demais jovens”, disse. “Acredito que o líder tem que ser um exemplo, ser honesto e agregar pessoas de pensamentos diferentes. Aqui estou tentando somar muitos estímulos para aprender a lidar com o maior número de pessoas”, concluiu Iury.

thumb_IMG_7572_1024

A engenheira ambiental Mariane Medeiros vai desenvolver um projeto para inserção de novas tecnologias na agropecuária

Já para Mariane Medeiros, engenheira ambiental e mestranda em Engenharia Renováveis, “o encontro superou as minhas expectativas, foi muito bom conhecer pessoas novas e ter esta troca de ideias”. Em seu desafio, a jovem vai desenvolver novas tecnologias de baixo custo para áreas necessitadas da agropecuária. Nele, ela vai mostrar como utilizar as tecnologias de curvas de nível (cortes em declividade) na policultura, mas Mariane afirma que o maior desafio será  “quebrar barreiras culturais da agropecuária na Paraíba e no Nordeste e vamos ajudar a mudar este cenário introduzindo novos conceitos na agropecuária que tragam benefícios à classe produtora rural”, resumiu.

Sobre o CNA Jovem – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil. Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, o programa prepara jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a maior exportador mundial de alimentos. O jovem que participa do programa terá oportunidade de participar de trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br