9 de julho de 2013

SENAR participa de 41ª reunião da OIT/Cinterfor


Ascom Senar-PB
[addtoany]

A experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em formação profissional rural é um dos destaques da 41ª Reunião da Comissão Técnica da Organização Internacional do Trabalho/ Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (OIT/ Cinterfor), que ocorre em Puerto España (Trinidad e Tobago), de 8 a 10 de julho.
O SENAR está sendo representado no evento pelo secretário executivo Daniel Klüppel Carrara, que participa de todas as atividades previstas e fala sobre inclusão digital rural dentro do painel Tecnologia da Informação e Comunicação e Produtividade. No debate, marcado para esta segunda-feira das 15h às 16h20 (horário de Brasília), ele apresenta experiências e boas práticas na área.
Também participam do painel representantes do Ministério de Educação Terciária de Trinidad e Tobago, do ICAM (México) e do Senac, com os temas formação com dispositivos móveis no setor pesqueiro, produtividade nas micro, pequenas e médias empresas e rede nacional de educação a distância, respectivamente.


Inclusão Digital Rural – O programa leva ao brasileiro do meio rural o conhecimento necessário para que possa usufruir de todas as vantagens que o computador e a internet oferecem e para acompanhar os avanços tecnológicos e informações importantes do setor que possibilitam a obtenção de melhores resultados na gestão da sua propriedade.
O Secretário Executivo do SENAR também vai falar sobre a estrutura da entidade, presente nos 27 estados brasileiros e no Distrito Federal, e sobre as ações de formação profissional rural e atividades de promoção social desenvolvidas pela entidade, que atendem um milhão de pessoas do meio rural, gratuitamente, todos os anos.
O SENAR oferece ainda 17 cursos à distância no portal EaD/SENAR para o produtor e o trabalhador rural, suas famílias e para profissionais ligados ao campo. Todos os cursos são de graça.
“Eventos como esse são importantes, pois permitem a troca de experiências entre instituições de formação profissional de vários países, além de ser uma oportunidade para mostramos um pouco do que o SENAR faz para o mundo”, destaca Daniel Carrara.
O evento
A 41ª Reunião da Comissão Técnica (RCT) da OIT/ Cinterfor busca reunir os representantes das instituições membros do Cinterfor, dos governos e das organizações de empregadores e de trabalhadores para debater temas prioritários da formação profissional, trocar experiências e identificar atividades de cooperação. Em paralelo, está sendo realizada a 3ª Feira de Conhecimento “Cooperación Sur-Sur y Triangular en la Formación Profesional”, que tem como propósito divulgar e compartilhar boas práticas, materiais e produtos didáticos das instituições que formam a rede da OIT/ Cinterfor.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR