12 de dezembro de 2016

SENAR participará de projeto piloto de Assistência Técnica e Gerencial em áreas de irrigação


Ascom Senar

Técnicos de ATeG da entidade visitaram região que deverá ser atendida junto à Codevasf

Bárbara, Alexandre e Rafael representaram a ATeG do SENAR na viagem

Bárbara, Alexandre e Rafael representaram a ATeG do SENAR na viagem

Brasília (09/12/2016) – A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) avança rapidamente. Depois da proposta de um Termo de Cooperação entre as entidades, apresentado em setembro, um grupo de técnicos do SENAR visitou projetos que já são desenvolvidos pela Codevasf para avaliar a possibilidade de aplicação da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na região.

A equipe do SENAR – composta pelo coordenador de projetos de ATeG Alexandre Maroso Gessi, pelo coordenador de programas Rafael Nascimento da Costa e pela assessora técnica de ATeG Bárbara Evelyn Magalhães Silva – conheceu a estrutura e o modelo de gestão e desenvolvimento dos Perímetros Públicos de Irrigação de Bebedouro e Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), e de Maniçoba e Mandacaru, em Juazeiro (BA).

Segundo Bárbara, o foco da viagem foi identificar o perfil dos produtores e o nível tecnológico das propriedades para a elaboração de um projeto piloto de ATeG que promova a rentabilidade e a autonomia dos participantes. “Em alguns Perímetros, os produtores estão há mais de dois anos sem assistência técnica. Em outros, o distrito deu seguimento às atividades a partir da contratação de técnicos, que prestam basicamente o apoio à produção. São essas e outras questões que impactam na diferença entre os distritos”, explica.

Produção de frutas, como uva e manga, é grande na região

Produção de frutas, como uva e manga, é grande na região

Gessi destaca que o mais importante foi conhecer a realidade dos Perímetros e onde a ATeG pode ser aplicada. “A visita foi bastante produtiva. Foi possível conhecer vários perfis de produtores, tanto em tamanho de área, atividade produtiva, nível tecnológico e capacidade de gestão econômico financeira”.

A região dos Perímetros visitados destaca-se pela alta capacidade produtiva na fruticultura, principalmente no cultivo de uva, manga, melão e banana.  “O termo de cooperação que está sendo firmado vai aumentar a sustentabilidade e a renda dos produtores da região. Essa área é responsável pelo abastecimento de frutas no mercado interno e de boa parte das exportações que o Brasil faz para Estados Unidos, Europa e Ásia”, ressalta Rafael Nascimento.

O grupo também contou com a participação do coordenador de Programas do SENAR Bahia, Ricardo Cunha, e da coordenadora de Treinamento do SENAR Pernambuco, Mônica Pimentel, além de representantes da Codevasf e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Grupo visitou quatro projetos de irrigação da Codevasf

Grupo visitou quatro projetos de irrigação da Codevasf

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil