20 de agosto de 2013

SENAR-PB apoia tradicional Festa da Galinha de Alagoa Nova


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) é um dos patrocinadores da tradicional Festa da Galinha e da Cachaça 2013, promovida pela Prefeitura Municipal de Alagoa Nova. O evento teve início nesta segunda-feira (19) e vai até o próximo domingo (25).
Segundo a organização, o evento visa perpetuar a tradição gastronômica da galinha, que vem de gerações de famílias, e da cachaça, pelo contexto histórico do município de Alagoa Nova, que possuiu grandes lavouras açucareiras e de engenhos de cachaça e rapadura. “Na nossa cidade, é muito comum chamarmos alguém para comermos uma galinha. E foi a partir dessa hospitalidade e da tradição dos engenhos que se desenvolveu a ideia da festa”, afirma Ana Lúcia Alves, uma das organizadoras.
Para o presidente do Sindicato Rural de Alagoa Nova e diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Alberto Vieira de Atayde, que participa da organização, ter o SENAR-PB como parceiro dá ao evento maior competência naquilo que a Festa da Galinha e da Cachaça se propõe. “O SENAR-PB é certamente de grande importância na realização dessa festa. Já fizemos, em outras edições, treinamentos que ensinavam técnicas eficientes da produção da galinha caipira e de fabricação de cachaça. Este ano levamos ao evento o treinamento de Associativismo, para fortalecer as associações existentes no município e, consequentemente, aumentar as produções locais”, explica Alberto.
A Festa da Galinha e da Cachaça integra o roteiro da Rota Cultural Caminhos do Frio, o Caminho dos Engenhos e a Civilização do Açúcar. Durante toda a semana a cidade oferece uma vasta programação com turismo rural, oficinas culturais, trilhas ecológicas, vila gastronômica e feira de artesanato, e muitos shows musicais. A expectativa da organização é que cerca de 15 mil pessoas passem pela festa.
Para o superintendente do SENAR-PB, Sérgio Martins, o apoio ao evento só confirma a missão da instituição. “Além de levarmos a capacitação ao homem do campo, também queremos preservar e passar adiante as tradições rurais. A Festa da Galinha já se consolidou como um evento turístico que contribui com a economia local e é por isso que o SENAR-PB acredita no evento”, finaliza ele.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819