10 de outubro de 2013

SENAR-PB apresenta seu trabalho a pesquisadores


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) levou nesta terça-feira, 08, o pesquisador espanhol da Universidade de Valência – Espanha, Vicente Palop, e a pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, Andrea Alice, ao município de Caaporã para vivenciar uma aula prática do curso de Fruticultor.
Vicente e Andrea são doutorandos e procuraram o SENAR-PB com intenção de conhecer a metodologia da Formação Profissional Rural (FPR) da instituição. “É muito importante o Senar estar perto da Academia, parcerias como estas são sempre bem vindas. O Vicente, que é professor de Formação Profissional na área de engenharia na Espanha, e a Andrea, professora de Ciências Agrárias, vieram conhecer de perto o nosso trabalho e observar o método de ensino que aplicamos. Apresentamos a eles nossa sede, programas e fizemos uma observação de aula prática”, explica a assessora da presidência do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Tayná Alexandre.
O instrutor responsável pelo sexto módulo do curso de Fruticultor em Caaporã, Ivanildo Cavalcanti, recebeu os pesquisadores numa propriedade local em que os alunos têm suas aulas práticas. Na ocasião, o professor explicou a metodologia adotada e utilizada pelo SENAR-PB. “O modelo de Formação Profissional Rural permite a construção de itinerários formativos, assegurando uma oferta de cursos modularizados compatíveis com o mundo e às expectativas do meio rural”, concluiu Ivanildo.
Os pesquisadores observaram em duas turmas diferentes, as práticas ensinadas para o cultivo de banana e entrevistaram alunos do curso. Para a aluna, Maria de Fátima Nascimento, o curso de Fruticultor tem ajudado em sua vida profissional. “Estou achando o curso bem completo e inclusive tenho colocado em prática na minha vida profissional, pois, tenho uma lanchonete e as aulas de Empreendedorismo tiraram minhas dúvidas a respeito do meu negócio. Agora, quero investir em ser produtora de banana, graças ao aprendizado recebido”, revela Maria.
Para Andrea Alice a iniciativa do SENAR-PB proporciona oportunidades a jovens e famílias rurais. “O trabalho do SENAR reativa o sonho de jovens do meio rural. Pude ver o quanto eles são cheios de desejos, força de vontade e disciplinados. Precisamos ampliar isto e apoiar sempre estes alunos, sejam jovens ou produtores rurais com muito tempo no campo”, disse a professora. Já para o professor e pesquisador espanhol, Vicente Palop, conhecer a realidade educacional paraibana ajudou em sua pesquisa de doutorado. “Conhecer de perto o dia a dia destes cursos é de grande contribuição para minha pesquisa, volto à Valência com dados concretos. Foi uma experiência muito boa que o SENAR-PB nos proporcionou”, conta Vicente.
 



Assessoria de Comunica ção Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819