4 de setembro de 2012

SENAR-PB capacita instrutores para o Pronatec


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Acontece na próxima quarta-feira, 05 de setembro, a partir das 14h, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB), o nivelamento dos instrutores do SENAR no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Treze instrutores do SENAR-PB serão orientados pelos facilitadores Véra Figueirêdo, que é também gestora do programa, e Carlos Alberto Patrício, chefe do Departamento de Educação Profissional do SENAR-PB. “A função deste treinamento é fazer com que os instrutores estejam completamente situados sobre os conceitos e objetivos do Pronatec e se tornem aptos a integrar o programa e alcançando os anseios do nosso público alvo”, explica Véra.
Ainda segundo a gestora do programa, durante o nivelamento será iniciada a fase de sensibilização e mobilização. “Para que o projeto alcance todos os seus objetivos e seja um sucesso é muito importante que todos estejam totalmente envolvidos e inspirados pelos resultados e benefícios que ele vai levar para a vida destes alunos. Por isso, vamos abraçar este projeto e fazer com que os instrutores também sintam esta vontade”, conta ela.
A previsão é que já em outubro, sejam iniciadas 6 turmas do Pronatec na Paraíba.
Saiba mais sobre o PRONATEC:
Para promover o Pronatec, o MEC fez um Acordo de Gratuidade, que tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos de entidades de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o SENAR, a contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas ao público alvo de cada entidade do sistema S.
Objetivos:

 Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância

 Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais

 Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional

 Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica

 Melhorar a qualidade do ensino médio
Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475