29 de novembro de 2016

Senar-PB capacita novos instrutores e técnicos que atuarão em toda a Paraíba


Ascom Senar
[addtoany]

Em parceria com o SENAR Brasil, o Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar-PB promoveu entre os dias 21 e 25 de novembro em João Pessoa o curso de capacitação para instrutores, consultores e técnicos credenciados. Essa ação foi resultante do edital (nº 002/2016) de credenciamento do Senar para seleção de novos parceiros que trabalharão para consolidar a atividade agro na Paraíba.

dsc07885

O treinamento foi ministrado por Hélcio Ferreira Lopes, que compõe a equipe de instrutores em metodologia do Senar nacional, e teve como objetivo orientar os profissionais que irão representar a instituição junto aos produtores de todo o Estado. De acordo com ele a capacitação dará uma base para os novos instrutores seguirem com o trabalho de campo.

“Essa formação se faz importante porque o Senar como uma instituição que preza pela educação, deve trabalhar com a condição de que os profissionais tenham, além de habilidades técnicas, outras que melhorem seu desempenho profissional e atuem como cidadãos, tendo um papel mais ativo na sociedade capaz de transformar a realidade local através do seu trabalho”, disse.

a

Durante a capacitação os novos instrutores puderam aprender sobre o Senar, sua metodologia, os aspectos importantes discutidos no meio rural com foco na educação. Além disso, os profissionais puderam vivenciar a metodologia do Senar através de atividades como a produção e aplicação do plano institucional que posteriormente foi avaliado pelo instrutor nacional.

Para Andréia Batista, instrutora do Senar-PB que participou do treinamento, o que vai mudar na sua prática profissional depois da aprendizagem adquirida é a maneira de como ela vai trabalhar no campo. Ela trabalha na área de produção de bebidas lácteas e doce de leite e vê no treinamento uma maneira de facilitar o entendimento dos produtores. “Além de conhecer mais o Senar, eu melhorei a minha metodologia, principalmente sobre o conhecimento de diretrizes que devem ser postas em prática e como realizar uma formação profissional de qualidade”, afirmou Andréia.

b

O Assessor do DEPPS, Elder Silva, explica que o remanejamento de novos instrutores se dá a partir da necessidade do Senar em expandir a aprendizagem rural na Paraíba. “Essas pessoas já saem do treinamento capacitados para executar o papel de instrutor e administrar uma turma de no máximo 17 pessoas de um determinado curso ao qual ele irá conceder”, enfatizou. Resultante dessa capacitação de carga horária de 40 horas, estão sendo enviados para o campo 15 instrutores, que tem o papel de ministrar novos cursos que o Senar está preparando para os produtores e demais pessoas das comunidades rurais.

 

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br