8 de maio de 2013

SENAR-PB capacita produtores de leite de Santa Cecília


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) realizou entre os dias 27 a 29 de abril o treinamento de Produção de Iogurte, Bebidas Lácteas e Doce de Leite no município de Santa Cecília, Cariri paraibano.
O treinamento teve a participação de um grupo de 16 pessoas que, orientados pela instrutora Sara Miranda, aprendeu a pasteurizar o leite e dar mais qualidade aos produtos. “Esse treinamento visa à produção de iogurte, bebidas lácteas e doce de leite, mas como os nossos alunos estavam bem entusiasmados e levaram mais de 50 litros de leite para as aulas, pudemos transcender esse limite e ensinei a eles a produzir queijo coalho e ricota de qualidade”, explicou a instrutora.
Segundo Sara, esses produtores montaram recentemente uma cooperativa para terem maior visão empreendedora e alcançar mercados mais amplos. “Os produtores locais, em parceria com a Emater-PB, fundaram a Cooperativa dos Produtores de Leite de Santa Cecília visando um planejamento sustentável de convivência com os períodos de estiagem pelo qual passam anualmente”, afirma ela.
Os alunos que participaram do treinamento aproveitaram o evento da posse dos diretores da cooperativa para realizarem uma mostra com os produtos fabricados durante a ação do SENAR-PB. “Montamos uma mesa de degustação dos queijos, iogurtes, bebidas lácteas e doce de leite para que as pessoas pudessem conhecer a qualidade dos produtos ofertados. Estes produtores já estão atuando no mercado local, atendendo a padarias, mercadinhos locais e de municípios vizinhos e fornecendo produtos para a merenda escolar de Santa Cecília”, concluiu a instrutora.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475