14 de janeiro de 2014

SENAR-PB começa capacitação do Sertão Empreendedor


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Os 20 produtores que compõem a turma assistida pelo Programa “Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido”, em Campina Grande, já começaram a dar os primeiros passos na transformação de suas propriedades rurais para empreendimentos rurais, a partir de adoção de práticas modernas de gestão, tecnologia e uma nova postura diante dos desafios, especialmente a seca.
Para dar início aos trabalhos o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) está aplicando a metodologia do Curso Negócio Certo Rural (NCR). No primeiro módulo do Curso, que aconteceu sexta-feira (17/01) os produtores receberam instruções sobre o diagnóstico detalhado de propriedades rurais identificação das potencialidades e deficiência de suas propriedades e a assimilação das principais atividades produtivas da região.


Segundo o coordenador do programa, Jonhbel Paiva, o NCR é ideal para começarmos o trablho com esses produtores, já que vai permitir fazer um diagnóstico da propriedade e saber onde estão os gargalos da produção. O Curso conta com cinco módulos e pretende potencializar a visão empreendedora de cada um dos participantes. “Nesse primeiro módulo o produtor consegue visualizar o ponto mais forte e o mais fraco de sua propriedade, assim podemos ajuda-lo a organizar a sua produção a fim de expandi-la”, explica.
Em Campina Grande os módulos do NCR acontecerão sempre às sexta-feiras e, de acordo com Jonhbel Paiva, haverá também consultorias individuais e diagnósticos em campo. “Depois dos três primeiros módulos do NCR faremos uma consultoria individual com cada um dos 20 produtores que fazem parte do Sertão Empreendedor. A consultoria tem o objetivo de detalhar ao produtor as potencialidades de sua propriedade e as estratégias de melhoramento de produção”, finaliza o coordenador.
Saiba mais
O programa Sertão Empreendedor, lançado no ano passado na Paraíba acontece em seis municípios beneficiando mais de 120 produtores rurais. Além de Campina Grande, Santa Luzia já realizou a mobilização do NCR em e em breve ocorrerá em Juazeirinho. Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha também receberão o evento este ano.
O Sertão Empreendedor tem o objetivo de modificar a visão dos produtores do Semiárido Nordestino e trazer uma nova realidade à produção agropecuária dessa região.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819