4 de abril de 2013

SENAR-PB comemora 19 anos


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) comemora nesta quinta, 4, 19 anos de ação dentro do estado. A instituição, que visa formar cidadãos, por meio da transferência de conhecimento, capacitação e formação profissional, promovendo, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar social, foi fundada no em 1994 e vem expandindo suas ações e eventos ao longo dos anos.
As ações do SENAR se dividem em Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). A primeira possibilita a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes aos trabalhadores rurais, assalariados e autônomos, e produtores rurais que geram renda familiar, propiciando o desempenho de alguma ocupação ligada ao setor rural. A Promoção Social, por sua vez, busca o trabalhador e produtor rural e todos os membros de suas famílias para desenvolver as aptidões pessoais de cada um, possibilitando melhor qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade.
O SENAR-PB oferece treinamentos em diferentes áreas, como alimentação, vacinação e manejo de rebanhos, turismo rural, avicultura, piscicultura e muitos outros. Já a promoção social, convida as famílias do cenário rural aos satisfatórios diálogos sobre nutrição, saúde e segurança das próprias famílias; leva a alfabetização àqueles que dela necessitam, além de trazer aulas de crochê, tricô e pintura, dando às famílias a chance de profissionalizar e aumentar a renda.
Para o superintendente da instituição, Sérgio Martins, o fato de o SENAR-PB completar 19 anos confirma que a missão proposta vem sendo cumprida por aqueles que se dedicam dia a dia a este trabalho. “Nosso trabalho é ensinar e/ou aprimorar técnicas que um produtor rural usa no seu dia a dia e temos cumprido esse papel. Nós qualificamos, na profissionalização rural, e instruímos as pessoas do campo a condições melhores de vida, na promoção social. É clara a evolução técnica e metodológica que tivemos ao longo desses anos. Saímos do quase anonimato e ganhamos uma grande visibilidade como parte do Sistema S”, afirma ele.
Sérgio lembra os desafios que a instituição percorreu desde que foi fundada. “No começo, nosso maior obstáculo era o analfabetismo maciço do nosso público-alvo. Tivemos que montar estratégias e programas para alfabetizar os jovens e adultos do campo para que, posteriormente, esses pudessem receber capacitações técnicas do meio rural. Num outro momento tivemos que plantar a ideia do uso de tecnologias em processos tradicionais, convencendo o produtor que essas novas tecnologias aumentariam a qualidade e quantidade da produção, atendendo assim as exigências do mercado”, frisa ele.
O superintendente afirmou ainda que o SENAR-PB está em constante crescimento, buscando atingir cada vez mais produtores rurais em todo o estado. “Estamos trabalhando para atingir o máximo de produtores que pudermos. São cursos, treinamentos, eventos e demais promoções que fazemos na intenção de instruir e capacitar esse público. Vemos e almejamos muito progresso nos próximos 19, 20 anos. Quem sabe uma escola técnica do SENAR-PB, com a nossa metodologia, que ultrapassa a ideia de capacitação, aplicando e expandindo atualizações técnicas, cursos mais longos como os de Formação Continuada, consultorias e assistências. O SENAR acredita na parceria entre o homem e o meio ambiente e aposta nas famílias rurais. Acredita que elas aprendem a fazer fazendo”, concluiu Sérgio.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475