1 de agosto de 2012

SENAR-PB disponibiliza quatro novos cursos para produtores


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) abriu quatro novos Cursos de Formação Profissional Continuada (FPC) voltados para os produtores rurais do estado. Os cursos possuem carga horária de até 192 horas, divididos em módulos de 16 a 40 horas. São eles: Apicultura; Bovinocultura de Leite; Horticultura Orgânica e Operação de Tratores Agrícolas.
O superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá, destacou que os Cursos de Formação Profissional Continuada permitem um maior aprofundamento e qualificação ao aluno, não só pela carga horária estendida, mas também pelo exercício prático intenso que é proposto. “A abertura destes novos cursos com duração e atividades maiores aumenta o nosso portfólio e dá mais variedade e oportunidades ao produtor rural. Podemos atender uma demanda maior e preparar melhor o empreendedor do campo. Damos mais condições e o nosso lema, ‘aprender a fazer fazendo’, se torna mais concreto”, explica ele.
Segundo o assistente técnico do Departamento de Educação Profissional (DEP), Edivaldo Carmo Sousa Júnior, estes novos cursos possibilitarão aos participantes maior conhecimento e chances de produção. “O curso de apicultura, por exemplo, tem oito módulos que vão do conhecimento simples da biologia da abelha, da produção de mel, pólen e própolis e suas respectivas importâncias, até o manuseio seguro dos apetrechos, planejamento da empresa rural e comercialização do produto final. O SENAR permite, por meio destes e outros cursos, que o homem do campo tenha um leque de opções e gere renda, impulsionando a economia local, como também oportuniza a qualificação de jovens para que estes ingressem no mercado de trabalho”, destaca.
Edivaldo ressalta ainda que, apesar de terem sido lançados no final de julho, alguns mobilizadores já demonstraram interesse em levar os novos cursos até suas comunidades e municípios. “Acredito que estes cursos serão muito procurados, pois o meio rural tem demandado mão de obra qualificada. Os cursos de qualificação permitem maior aprofundamento na área de interesse do aluno e isso consequentemente agregará valor ao serviço que o mesmo irá ofertar no mercado de trabalho”, termina ele.
O SENAR-PB já promoveu outros cursos de FPC, como o de Corte e Costura, lançado em 2011, que levaram conhecimento e técnica a cidades como Esperança, Ribeirão do Poço, Alagoa Grande, Sapé, Campina Grande, Coxixola, São Domingos de Pombal, Catolé do Rocha, Livramento e Solânea.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475