26 de março de 2013

SENAR-PB fará parte de projeto de produção de flores


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) se reuniu na última sexta-feira, 22, com produtores de flores ornamentais tropicais do município de Bananeiras para articular um projeto em que o cultivo e comercialização de flores sejam incentivados no município.
A reunião contou com a presença do superintendente do SENAR-PB, Sérgio Martins, do prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, do presidente da Associação de Produtores de Flores de Bananeiras, Adriano Soares, além da participação do secretário de cultura e o do secretário de meio ambiente de Bananeiras e de alunos do curso Técnico em Agropecuária da UFPB.
A reunião, que foi convocada pela Associação de Produtores de Flores, tinha como foco principal solicitar à prefeitura a reestruturação e reativação da estufa do município; estrutura que permitirá que o cultivo de flores se torne uma atividade ainda mais rentável.
A assessora da presidência do SENAR-PB, Eudete Petelinkar, que também esteve presente, informou que os produtores reivindicaram um termo de comodato à prefeitura autorizando o uso do espaço da estufa para a produção de flores. “Os produtores convocaram o SENAR-PB para mediar essa negociação com a prefeitura. O SENAR-PB foi até eles porque acredita que o projeto tem potencial para dar certo. O mercado é promissor e a futura produção já tem um destino específico, pronto para receber a quantidade que for produzida por eles”, afirmou.
O prefeito de Bananeiras gostou tanto da ideia que não só confirmou o comodato (a autorização da utilização da estufa) e sua reestruturação, como prometeu tornar o projeto ainda maior. “O projeto é mesmo muito bom. Após os reparos necessários, vamos aproveitar a área quatro hectares, com uma grande reserva legal de Mata Atlântica, para transformar a estufa num parque ecológico onde, além da produção de mudas frutíferas para comercialização, teremos a visitação e apreciação de turistas, aquecendo a economia da nossa cidade”, informou Douglas.
O prefeito informou ainda que já tem uma grande encomenda para os produtores. “Em junho teremos aqui na nossa cidade a Semana do Meio Ambiente e queremos que esses produtores forneçam suas flores para o evento”, enfatizou.
O superintendente do SENAR-PB contou como será a participação da instituição. “Além de auxiliar nessa negociação inicial, o SENAR-PB vai capacitar todos os produtores para que o seu produto tenha a melhor qualidade e eles consigam produzir em quantidade viável. O projeto tem um grande futuro, pois conta com um grupo jovem, capacitado e que vai agregar valor a outras cadeias que o município de Bananeiras já possui, além de gerar renda, claro”, explicou Sérgio.
O projeto contará com a participação de três ex-alunas do Programa Empreendedor Rural (PER), que agregarão a ele a sua visão empreendedora. Além deste projeto, o SENAR-PB já promoveu outras ações no município. A instituição também iniciou, no final de fevereiro, mais uma turma do PER em Bananeiras, que capacitará 25 alunos.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6050/9988 6475