5 de março de 2024
Senar PB impulsiona a produção do leite de cabra em Santo André
O Senar, por meio da ATeG, tem realizado um trabalho essencial na capacitação de produtores rurais em Santo André, visando aprimorar a qualidade de vida e impulsionar o agronegócio no campo da Caprinocultura.
A Associação de Criadores de Caprinos do Sertão da Paraíba (ACRICOSA) também se destaca como potencializador econômico auxiliando na distribuição do leite de cabra. Hoje, a produção tornou-se a terceira principal fonte de renda da cidade, graças também à associação.
Ubiratan Queiroz, presidente do sindicato de Gurjão, que atende o município, ressalta o papel da ATeG em proporcionar confiança e o suporte necessário à produção leiteira.
“Vemos a satisfação de cada produtor ao receber o técnico de campo que trouxe grandes adequações para que cada etapa na produção de leite fosse realizada da melhor forma”, comenta.
Os produtores da região enfrentam desafios, especialmente durante a estiagem. Contudo, o técnico de campo, Flávio Gomes, apresentou soluções, garantindo a continuidade da produção com a implementação de Equipamento de Proteção Individual, higienização e a otimização de cada etapa da produção.
“Quando iniciamos a turma, meu intuito era que percebessem que o básico era fácil de planejar, gerenciar e ajustar à situação de cada propriedade. Hoje o sistema da atividade leiteira caprina é dinâmico, e com nossas adequações tecnológicas, principalmente para o período de estiagem, aproveitamos o máximo da produção”, afirma.
Ao todo, são atendidos pela ATeG cerca de 4 mil produtores na Paraíba, divididos em 14 cadeias produtivas, buscando diversificação e identificação de potenciais produtores que veem a atividade rural como principal fonte financeira.
“São 24 meses de assistência técnica com comunicação alinhada entre produtor e técnico, monitorando de perto não apenas a qualidade de vida, mas também a satisfação do produtor. Hoje vemos a satisfação com a assistência que tem gerado renda e um aumento significativo da produção.”
Com uma produção diária de 1.700 litros de leite, a associação coloca Santo André no mapa da caprinocultura nordestina. Do campo à mesa, a ACRICOSA mantém um padrão elevado de qualidade, seguindo procedimentos rigorosos desde a ordenha até análises de dornic, garantindo um leite de cabra de alta qualidade para as famílias.
Para Fausto Correia, presidente da Associação, a meta atual é migrar do mercado público para o privado, impulsionando a produção de queijos e derivados.
“Nós produtores buscamos aumentar cada vez mais o nosso negócio, sonhamos com o leite de cabra sendo mais consumido e vendido, assim como seus derivados: o queijo e o requeijão”, explica.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br