3 de fevereiro de 2026
Senar-PB inicia novo Programa de Residência Agropecuária com foco na formação prática
A segunda-feira (02) marcou o início de uma etapa estratégica para o fortalecimento da assistência técnica na Paraíba. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) recebeu, em sua sede em João Pessoa, os quatro primeiros bolsistas do Programa de Residência Agropecuária. A iniciativa busca abrir as portas da instituição para profissionais recém-formados, oferecendo uma imersão real nos desafios e rotinas das propriedades rurais do estado.
O programa, que integra as ações da Academia ATeG, é voltado para egressos das ciências agrárias com até dois anos de graduação. Durante os próximos seis meses, esses bolsistas terão uma jornada de 40 horas semanais acompanhando de perto os técnicos de campo. O objetivo é que eles vivenciem todas as etapas da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desde o diagnóstico inicial da propriedade até o planejamento estratégico e a análise de resultados financeiros e produtivos.
Vivência prática e suporte ao produtor

A recepção dos novos residentes foi conduzida pelo presidente do Sistema Faepa/Senar- PB, Mário Borba, e pelo superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins. No encontro, o grupo pôde entender a dimensão do trabalho realizado pela Federação e pelo Senar, que hoje atua em 14 cadeias produtivas no estado, incluindo setores como a bovinocultura, apicultura e fruticultura.
Acompanhamento e Gestão
Sob a supervisão de Andrea Souza, gerente do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial (DATER), os residentes iniciam as atividades de campo já nesta semana. Além das visitas presenciais e dias de campo, eles serão capacitados através dos cursos disponíveis no SenarPlay e educação corporativa, além do treinamento metodológico de ATeG online.
Para o presidente, o programa é uma aposta na sucessão profissional e na qualidade do atendimento:
“Estamos trazendo novos olhares para o campo. Esse programa permite que o profissional aprenda na prática, ao lado de quem já tem experiência, ou seja, isso garante que o produtor paraibano receba um suporte cada vez mais técnico e eficiente”, destacou Mário.
Com o início desta turma, o Sistema reafirma seu papel de ponte entre o conhecimento acadêmico e a prosperidade do produtor rural, investindo na formação de técnicos preparados para a realidade da agropecuária paraibana.
Ascom Faepa/ Senar
(83) 99928-0819
@faepasenarpb