1 de fevereiro de 2013

SENAR-PB inova ofertando novos cursos de FPC


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Ciente das novas necessidades do mercado e com o objetivo de qualificar para o mundo do trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PB) vem trabalhando, desde 2009, na formatação e inclusão gradual de cursos no modelo da Formação Profissional Continuada (FPC) no portfolio de cursos e treinamentos da instituição.
Os cursos, formatados com maior carga horária e maior quantidade de aulas práticas, permitem maior fixação do conteúdo e aprofundamento nos temas. “A inclusão deste novo modelo está acontecendo naturalmente. O setor rural, hoje, tem total consciência do quão importante é o conhecimento, a qualificação e a atualização permanente para o desenvolvimento sustentável de qualquer setor. As demandas do mercado e do mundo, hoje, exigem uma nova visão e atitude”, afirmou o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba.
De acordo com o superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira, a nova metodologia ainda permite a inclusão de assuntos transversais como educação ambiental, empreendedorismo e associativismo, que preparam os produtores para atuar em todos os momentos da produção, desde seu planejamento até a comercialização.
Atualmente, o SENAR-PB já tem 6 cursos de Formação Profissional Continuada implantados e mais 2 em fase de formatação com lançamento previsto ainda para 2013. A previsão é que nos próximos anos, diversos cursos sejam formatados e ofertados para os produtores de todo o estado com base num modelo mais flexibilizado e sintonizado com os avanços da inovação tecnológica no meio rural e a sustentabilidade do meio ambiente. Desde a inclusão dos Cursos na grade da instituição já foram formadas centenas de pessoas, nas áreas de fruticultura, apicultura, horticultura, agropecuária, agroindústria e corte e costura.
Além dos cursos próprios e ainda dentro do modelo da formação continuada, o SENAR-PB também prevê a implantação, seguindo as exigências da Superintendência do Ministério do Trabalho e a Procuradoria Geral do Trabalho, dos cursos para menores aprendizes em parceria com agroindústrias. A previsão é que os novos cursos iniciem ainda no primeiro semestre deste ano e atendam primeiramente as empresas do ramo sucroalcooleiro, numa parceria com as associações da área e com as usinas.
O SENAR-PB também já tem em execução os cursos do Pronatec, que são cursos de Formação Profissional Continuada para jovens que estão concluindo o ensino médio. Em 2012, foram iniciadas 06 turmas em dois cursos: Fruticultura, com duas turmas em Alhandra, e Bovinocultura de Leite, com uma turma em Alagoa Nova, Alagoinha, Guarabira e Juarez Távora. Para 2013, estão previstas mais seis turmas. “O convênio 2013 foi pactuado e está em fase de assinatura do termo de adesão. Em breve teremos a previsão dos municípios contemplados, juntamente com as datas de início e término do programa”, afirmou a Assessora de Planejamento do SENAR-PB, Véra Figueiredo.
De acordo com o superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira, a instituição também tem em seus planos futuros, a implantação, por meio de parcerias com a secretaria de educação, prefeituras e sindicatos rurais, de Cursos Técnicos de Nível Médio. “Esta transformação faz parte de um processo evolutivo, muito positivo, onde o SENAR-PB busca, a cada ano, passar do modelo de treinamentos pontuais, que também são de grande valia em grande parte das demandas onde a baixa escolaridade atua como barreira, para cursos mais longos, com mais conteúdo, aprofundamento e qualidade, atendendo às novas exigências do mercado e acompanhando a evolução tecnológica que é constante”, afirmou o dirigente.
Formação Profissional Continuada (FPC)
O modelo de Formação Profissional Continuada (FPC) foi apresentado e aprovado pelos produtores rurais e representantes das principais entidades do setor rural, durante os oito Seminários Regionais promovidos pelo SENAR-PB em 2009.
O modelo permite a construção de itinerários formativos, assegurando uma oferta de cursos modularizados compatíveis com o mundo e às novas exigências e expectativas do meio rural contemporâneo. A grande vantagem reside na qualificação do produtor, que além da técnica, também tem exploradas competências mais amplas (técnicas, sociais, emocionais, etc.) o que ajuda na formação de um profissional mais completo, responsável e criativo.
O SENAR-PB dispõe atualmente de 6 Cursos de FPC: Apicultura; Bovinocultura de Leite; Fruticultura; Horticultura Orgânica; Corte e Costura e Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, além dos cursos do Pronatec, que possuem algumas características especificas e continua formatando outros.
A previsão é que ainda este ano, o SENAR-PB inicie o Curso de Eletricista Rural, também neste novo modelo, que aos poucos se transformará no “carro-chefe” do novo modelo pedagógico do SENAR-PB.
Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073 /9988 6475