22 de maio de 2013

SENAR-PB instrui presidentes de Sindicatos Rurais


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) promove na próxima quinta-feira (23) o Treinamento em Gestão Sindical Rural para os presidentes dos sindicatos rurais do estado. Na ocasião, o gerente sindical da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Antelmo Teixeira Alves, irá conduzir a ação.
O evento, que acontece na Pousada do Caju, em João Pessoa, durante todo o dia, pretende reunir os 45 presidentes dos sindicatos rurais da Paraíba para atualizá-los sobre os conceitos de administração sindical. “O objetivo deste treinamento é apresentar o Índice de Desenvolvimento Sindical – IDS – aos presidentes e expor, de forma prática, exemplos de gestões dos sindicatos do Estado do Goiás, que funcionam muito bem”, explica Seder Pond, do departamento sindical da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA).
O treinamento será composto por quatro painéis que, segundo Antelmo, trarão aos presidentes informações importantes para a gestão dos sindicatos. “A ideia inicial é mostrar como é a atuação de todo Sistema Sindical e ações a nível nacional e como ocorre no nosso estado, as nossas diretrizes e principais bandeiras, programas, projetos e serviços trabalhados e oferecidos aos nossos sindicatos filiados. Numa sequência iremos focar na atuação da Organização Sindical e seus desafios. Mostraremos as possíveis ações que podem ser desenvolvidas pelo Sindicato Rural como forma de buscar a participação e fidelização dos produtores e concentrar no papel dos dirigentes frente à entidade”, informou Antelmo.
“Para finalizar o treinamento iremos discutir o Sindicato por dentro e por fora, onde faremos uma abordagem aprofundada nas áreas de Obrigações Legais, Atuação institucional, Gestão e Prestação de Serviços, o que irá determinar em que situação está cada um. Estas áreas são conteúdos que constituem o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS) que irá mostrar o desempenho de cada Sindicato Rural. Este trabalho servirá de marco inicial para desencadear o Programa Sindicato Forte que é o Programa de Fortalecimento Sindical que está sendo oferecido pelo Sistema CNA/SENAR Central, que em Goiás, por questão de parceria entre FAEG/SENAR e SEBRAE, recebe o nome de Programa do Empreendedor Sindical”, concluiu ele.
Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475