2 de outubro de 2012

SENAR-PB lança treinamento sobre Educação Ambiental


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) tem agora, em sua grade de treinamentos, o novo curso “Educação Ambiental Rural”, de cunho social.
Segundo o chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP) do SENAR-PB, Carlos Alberto Patrício da Silva, o treinamento surgiu da necessidade de fazer com que o produtor rural conheça o próprio ambiente em que produz e a sua vasta biodiversidade. “O que nós do SENAR-PB pretendemos é conscientizar os produtores rurais de que até mesmo produtos orgânicos, usados em excesso, podem causar a poluição de solos e lençóis freáticos”, explicou ele.
Dentro do conteúdo programático de três dias e carga horária de 24 horas/aula, destacam-se os efeitos negativos do desmatamento e queimada de áreas verdes pelos produtores. “Muitos deles acreditam que não há mal algum em brocar a sua terra. Mas o que eles não enxergam são os microrganismo que habitam aquela área e são essenciais para que a plantação vingue”, justificou Patrício.
Outro ponto abordado pelo treinamento será o destino dos resíduos sólidos e líquidos. “Não há uma coleta de lixo na zona rural. Pretendemos, então, indicar às pessoas que vivem no campo, a forma mais correta de se desfazer desse lixo e também conscientizar sobre a importância da exploração agropecuária sustentável”, concluiu ele.
O responsável pelo DEP informou ainda que os produtores e mobilizadores interessados já podem procurar o SENAR-PB para mais informações e para agendamento dos treinamentos.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6050/9988 6475