25 de fevereiro de 2013

SENAR-PB leva alunos à Estação Experimental de Alagoinha


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Os alunos do Pronatec no SENAR de Alagoinha e Guarabira participaram, no período de 19 a 22/02, da parte prática do Curso de Bovinocultura de Leite. As atividades aconteceram na Estação Experimental da EMEPA-PB, em Alagoinha e proporcionaram a vivência e experimentação em campo do que foi aprendido na sala de aula.
Promovidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Guarabira, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB), os cursos atendem a 15 alunos do ensino médio, em cada município, com um total de 160 horas/aula. Dentro do conteúdo programático está inserido também o manejo de pastagem, conservação de forragens e aplicação de vacinas.
Na região polarizada pelo município de Guarabira, o cadastramento foi realizado a partir de demandas dos alunos da rede Estadual de ensino dos municípios de Guarabira e Alagoinha, filhos de agricultores, que atendiam todos os critérios pré-estabelecidos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guarabira, Rubens Fernandes da Costa, a cadeia produtiva do leite tem despertado o interesse dos produtores rurais da região. “A bovinocultura do leite vem ganhando força e adquirindo adeptos, mas a falta de qualificação ainda é uma preocupação. O Pronatec no SENAR veio, exatamente, auxiliar neste ponto; ajudando os produtores que ainda não incorporaram as novas tecnologias, a se qualificar, encontrar soluções para os problemas existentes, melhorando sua produção e produtividade”, ressaltou Rubens.
O encerramento das aulas, que iniciaram em novembro de 2012, está previsto para o início de abril. A realização deste primeiro Curso contou com o apoio do SEBRAE, EMEPA e Sindicato dos Produtores Rurais de Guarabira.
Saiba mais
Para promover o PRONATEC, o MEC fez um Acordo de Gratuidade, que tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos de entidades de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o SENAR, a contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas ao público alvo de cada entidade do sistema S.
O programa também visa a construção, reforma e ampliação das escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; o aumento da quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação e a melhoria da qualidade do ensino médio.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB com informações do Sindicato Rural de Guarabira