14 de setembro de 2012

SENAR-PB leva cultura do pescado a Bonito de Santa Fé


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Após o sucesso do treinamento de “Introdução à Piscicultura” em Bonito de Santa Fé, que incentivou a criação da associação Núcleo de Integração Rural do Sítio Pereiros I, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) realizará para a mesma turma, de 14 a 16 de setembro, o treinamento “Criação de Peixes em Tanque-rede”, proporcionando maior conhecimento e apresentação de novas técnicas relacionadas à piscicultura.
Segundo o instrutor dos dois treinamentos, Francisco Almeida Ângelo, o SENAR conseguiu disseminar a cultura do peixe na cidade e os produtores locais querem aprender ainda mais. “Foi importante mostrarmos a potencialidade do peixe no curso de introdução para convencermos os produtores que a ideia funciona. Agora ensinaremos a técnica de criação em tanque-rede. Através do treinamento mostraremos o contexto histórico e prático desta técnica que pode cultivar de 100 a 200 peixes por m³, deixando para trás a ultrapassada e ineficiente pesca artesanal, que não proporciona condições ao sustento de uma família”, afirma ele.
O treinamento tem carga horária de 24 horas/aula, divididos num processo didático que vai desde o crescimento e terminação dos peixes até a venda do produto final de qualidade, sempre frisando a disciplina e consciência ambiental.
Para o mobilizador do treinamento, Francisco Lima Carneiro, os produtores de Bonito de Santa Fé estão muito empolgados e convictos de que a cultura do pescado crescerá na região. “As parcerias com o SENAR-PB, Empasa, prefeitura municipal de Bonito de Santa Fé e do Governo da Paraíba foram essenciais para que o projeto desse certo. O governo está fornecendo 10 tanques-rede, alevinos e ração para o pontapé inicial. É importante frisar que o processo não se restringe apenas à produção, o SENAR-PB também vai instruir no consentimento da licença ambiental, fabricação de berçários e acompanhamento da evolução da criação e dos produtores”, destaca ele.
O assistente técnico do Departamento de Educação Profissional, Edivaldo Carmo Sousa, acredita que a cidade está sendo beneficiada com essas ações do SENAR-PB. “O peixe tem um potencial econômico muito forte, desta forma, igualmente as outras atividades agropecuárias desenvolvidas no Estado, oferecemos treinamentos específicos com objetivo de implementar o que já existe e oportunizar a capacitação de pessoas que desejam investir nesse seguimento através dos treinamentos de Introdução à Piscicultura, Construção e Instalação de Tanques-rede e Criação de Peixes em Tanques-rede.”, conclui ele.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475