4 de julho de 2013

SENAR-PB leva processamento do Pescado a Juazeirinho


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) promove entre os dias 5 e 7 de julho, no município de Juazeirinho, o treinamento de Beneficiamento e Processamento do Pescado. A ação, que tem parceria com o Sindicato Rural da cidade, vai beneficiar 17 integrantes da Colônia de Pescadores Z-21.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Juazeirinho e mobilizador da ação, Humberto Gonçalves, a expectativa em relação ao treinamento é muito alta. “Os participantes estão ansiosos por mais um treinamento que o SENAR-PB traz ao nosso município. Os participantes, todos da Colônia de Pescadores Z-21, veem a oportunidade de aprimorar técnicas e garantir a melhor comercialização do dos peixes criados em tanque-rede. É interessante observar o expressivo número de mulheres participantes desse treinamento, pois elas estão muito envolvidas nesse movimento do pescado e acreditam profundamente na ideia”, relata ele.
Durante o treinamento, que tem carga horária de 24 horas/aula, os alunos receberão noções de segurança e saúde no trabalho, cidadania e conservação do meio ambiente e noções sobre saúde e higiene na manipulação de alimentos. No conteúdo programático está prevista a demonstração de higienização do local, de equipamentos e utensílios, escolha da matéria prima, evisceração do pescado e retirada do couro, preparo e manipulação do filé, de linguiças e almôndegas, de hambúrguer e patê e de pratos com base no pescado.
De acordo com Humberto, no final do treinamento haverá um ato simbólico comemorativo com a presença de algumas autoridades do município e será discutida uma proposta que garanta a comercialização do produto final dos produtores. “Nossa intenção é que fique acordado um incentivo municipal que garanta a exposição para venda desses pescados no Centro de Artesanato de Juazeirinho”, conclui ele.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475