17 de fevereiro de 2016

Senar Paraíba inicia Assistência Técnica e Gerencial


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Esse ano foi implantado no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial com a intenção de acompanhar o pequeno, médio e grande produtor e auxiliar sua produção agropecuária. No estado, foram abertas duas turmas que contemplam a fruticultura e bovinocultura de leite, cadeias que são predominantes na região.

O programa teve início em fevereiro e ofertas de turmas em Mamanguape (Fruticultura) e em Caturité (bovinocultura de leite), ambos com 30 produtores rurais que estão sendo acompanhados por técnicos especializados do Senar – PB.

Essa assistência tem como objetivo capacitar e orientar o produtor em suas atividades de agropecuária, tanto no âmbito técnico, que é onde ele irá aprender as tecnologias adequadas, quanto no âmbito gerencial, quando o produtor é orientado a administrar a sua propriedade como uma empresa.

O chefe do Departamento de Assistência Técnica (DATER), Gabriel Petelinkar, diz que esse processo é baseado em seis passos: diagnóstico, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação do produtor, acompanhamento do Senar – PB e avaliação dos resultados. “Apesar desses seis passos serem sequenciais, na prática, eles acontecem a todo momento”, ressaltou.

A visita da Assistência Técnica e Gerencial é feita mensalmente e cada produtor tem quatro horas de orientação com os profissionais do Senar- PB. O técnico Gilson Santos explica como se dá o processo assistencial. “Nos primeiros meses é realizado um levantamento para entender a forma como aquele produtor trabalha, depois usa os conhecimentos de ambos em favor do produtor”. Esse método funciona como uma orientação personalizada que foca na manutenção de cada propriedade.

Para mais informações sobre o programa de assistência técnica e gerencial acesse http://www.senar.org.br/ .

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br