22 de agosto de 2014

Senar-PB participa da Festa da Galinha e da Cachaça


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Por mais um ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), apoia a tradicional Festa da Galinha e da Cachaça, realizada na cidade de Alagoa Nova. O evento incentiva a cultura regional através da disseminação da gastronomia local. A festa que faz parte do calendário do Caminhos do Frio, acontece de 18 a 24 de agosto.
Segundo Alberto Atayde, presidente do Sindicato dos produtores rurais de Alagoa Nova e um dos organizadores do evento, a festa tem o intuito de desenvolver a cultura e o turismo no interior do estado. “Já estamos na 7ª edição e isso prova o quanto queremos fortalecer a cultura local e o desenvolvimento econômico sustentável da região”, disse.
O tema do evento tem a intenção de manter a tradição gastronômica da galinha, que vem de gerações de famílias, e da cachaça, pelo contexto histórico do município de Alagoa Nova, que possuiu grandes lavouras açucareiras e de engenhos de cachaça e rapadura. “Através deste incentivo, vamos possibilitar aos produtores e trabalhadores rurais do município de Alagoa Nova e cidades vizinhas o acesso ao conhecimento da criação da galinha de capoeira, do fabrico da cachaça e o fortalecimento do turismo rural na região”, contou.
Durante toda a semana a cidade oferece uma vasta programação com turismo rural, oficinas culturais, trilhas ecológicas, vila gastronômica e feira de artesanato, e muitos shows musicais. A expectativa da organização é que cerca de 15 mil pessoas passem pela festa.
Para o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, o apoio ao evento só confirma a missão da instituição. “Além de levarmos a capacitação ao homem do campo, também queremos preservar e passar adiante as tradições rurais. A Festa da Galinha já se consolidou como um evento turístico que contribui com a economia local e é por isso que o Senar-PB acredita no evento”, finaliza ele.
Assessoria de Comunicação Faepa/Senar-PB