16 de julho de 2013

SENAR-PB participa do lançamento de nova série metodológica


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) reuniu nos dias 11 e 12 de julho, em São Paulo, cerca de 50 técnicos das 27 unidades regionais no Encontro Nacional de Técnicos para apresentar os conceitos presentes na nova série metodológica e discutir tópicos como a Formação Profissional Rural (FPR), a Promoção Social (PS) e a Metodologia Educativa da entidade.
Dentre as mudanças mais relevantes está a alteração na missão da instituição, que além de promover a educação profissional e promoção social, destaca também a contribuição do SENAR para o desenvolvimento sustentável do país. Outra mudança diz respeito à nova estrutura ocupacional do SENAR baseada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego e a revisão das ocupações de formação profissional. “Se antes ao emitirmos um certificado tínhamos dificuldade em definir a titulação correta atendendo às exigências do Ministério do Trabalho e do Ministério da Educação, agora, com essa indexação que segue a linha da CBO, poderemos especificar melhor nossas ações e fazer um trabalho mais claro e eficiente”, explica o chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP) do SENAR-PB, Carlos Alberto Patrício da Silva.
Segundo Edivaldo Carmo Sousa Júnior, técnico do DEP que também participou do lançamento, a série é o único documento que pode garantir a uniformidade de informações educacionais, de terminologias, de processos e de fortalecimento de uma identidade institucional. “A Série Metodológica, fundamenta todas as ações de FPR e atividades de PS do SENAR. Pudemos constatar que a nova edição acompanhou os avanços da Educação Profissional no Brasil, como também, do setor agropecuário. Essa nova edição vem nos proporcionar mais respaldos técnicos e científicos para execução das atividades da instituição”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475