23 de julho de 2014

Senar-PB promove dia sobre legislação previdenciária


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Na próxima quarta-feira (30), às 14h, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) realiza o I Ciclo de Palestra sobre Legislação Previdenciária Rural. O evento acontecerá em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), no auditório do Senar-PB.
A iniciativa pretende esclarecer orientações aos profissionais de contabilidade e recursos humanos sobre as questões previdenciárias rurais. Segundo Josane Mamede, coordenadora de arrecadação do Senar-PB, o evento tem a intenção de propagar as diretrizes que ajudam o produtor rural a cumprir com os seus deveres de cidadão. “Vamos treinar parceiros de instituições e representantes do segmento da comercialização da produção primária para que possam conhecer um pouco mais sobre a legislação previdenciária rural tanto na sua obrigatoriedade como nos direitos que possuem ao cumprir suas obrigações”, disse Josane.
O I Ciclo de palestra Senar-PB/CRC contará com a presença do auditor da Receita Federal Francisco Leite. Sua palestra tratará das obrigações tributárias acessórias federais, obrigações de Escrituração contábil digital (SPED) e Declaração de débitos e créditos tributários federais (DCTF), suas características e os valores das penalidades caso não haja o cumprimento das obrigações.
Já a palestrante e também auditora Maria da Conceição Cabral conta que, “a palestra tratará dos recolhimentos feitos na guia do INSS (GPS), e que são destinados a terceiros, ou outras entidades, entre elas, se inclui o Senar-PB. Será abordado quem é que se enquadra nesse recolhimento e quando se deve fazê-lo em função da previsão da lei”, falou.
De acordo com Josane Mamede, a ideia da iniciativa é que o profissional tenha o conhecimento de todas as informações que o homem do campo precisa saber sobre a Previdência Social como cidadão e empresário rural e, também, cobrar o que lhe cabe na hora de se aposentar. “Queremos ajudar o produtor rural com uma melhor qualidade de vida, além de ser uma iniciativa que visa estreitar relacionamento com os profissionais da área de contabilidade, assim buscamos parceiros como a Receita Federal, o INSS e o CRC, para seus profissionais orientarem e tirarem dúvidas”, conta Josane.
Assessoria de comunicação Sistema Faepa/Senar-PB