12 de setembro de 2012

SENAR-PB promove Semana da Sustentabilidade


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Sistema FAEPA/SENAR-PB realiza, no período de 17 a 21 de setembro, em comemoração à semana da árvore, a Semana da Sustentabilidade. O evento engloba diferentes ações voltadas ao tema meio ambiente, preservação e educação ambiental.
A abertura da semana acontece no dia 17/09, às 16h, com a instalação do Comitê de Consumo Consciente do Sistema FAEPA/SENAR-PB e a realização da palestra “Sustentabilidade: direito e dever de todos” voltada para os colaboradores da instituição. Além da palestra, também serão apresentados, pela Prof. Maria Limeira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os resultados obtidos com o Projeto Recuperação das Nascentes do Rio Gramame. O evento acontece na sede do Sistema FAEPA/SENAR-PB.
No dia 19/09, também na sede da instituição, acontece, a partir das 08h, o Seminário sobre Manejo Florestal Sustentável da Caatinga. O seminário tem o objetivo de discutir o tema manejo florestal como alternativa econômica e de geração de renda por meio da melhoria da produção e da produtividade agrícola de forma sustentável. O tema será amplamente debatido com palestrantes como o chefe da Unidade Regional Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro, Newton Duque Barcellos; o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campello e o Professor e Consultor da Universidade Federal de Campina Grande, Lúcio Coutinho de Araújo.
Além deste tema, também serão abordados assuntos relacionados a crédito rural para apoio a programas como Agricultura de Baixo Carbono (ABC), FNE Rural e Pronaf. Para apresentar as linhas de crédito ao produtor rural foram convidados o representante da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo e o gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, Izidro Soares B. Junior.
A programação do dia 20/09 acontece no município de Pedras de Fogo e prevê a realização de palestras sobre educação ambiental e o plantio de mudas nativas nas nascentes do Rio Gramame. A ação, voltada para alunos da zona urbana e rural do município, tem o objetivo de apresentar a importância da preservação e recuperação da natureza e como cada um pode contribuir para proteger o meio ambiente. Serão plantadas pelas crianças, nas nascentes Cacimba da Rosa e Nova Aurora, cerca de 200 mudas de diferentes espécies nativas.
Encerrando a Semana da Sustentabilidade e repetindo o sucesso obtido em 2011, será realizada, no dia 21/09, no Parque Sólon de Lucena, às margens da Lagoa, a distribuição gratuita de aproximadamente 800 mudas de diversas espécies de árvores nativas da região. Os interessados em adquirir suas mudas podem passar no stand do Sistema FAEPA/SENAR-PB, que será montado no anel interno da Lagoa, a partir das 08h30.
A Semana da Sustentabilidade faz parte do Programa Campo Sustentável (PROCAMPOS) lançado pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB no ano passado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade agropecuária com sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475