26 de fevereiro de 2014

SENAR-PB promove treinamento de Fabricação de Polpas


Ascom Senar-PB
[addtoany]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) promoveu, em parceria com o Sindicato Rural do município de Barra de Santa Rosa, o treinamento de aperfeiçoamento “Fabricação de Polpa de Frutas. O treinamento, que começou no último dia 24, encerra as suas atividades nesta quarta (26) e contou com a participação de 15 inscritas, todas mulheres do meio rural.
Segundo o instrutor do SENAR-PB, Gabriel Petelinkar, responsável pelo treinamento junto com a instrutora Elisabeth Vitoriano, o objetivo da ação foi passar para as alunas, além de noções de segurança e higiene no trabalho, um programa didático bem específico para o desenvolvimento de produtos derivados de frutas. “Iniciamos o treinamento ensinando as participantes a selecionar a matéria-prima, neste caso as frutas, que será transformada em polpa, depois passamos para o processo de higienização e a produção da polpa propriamente dita. Por fim, elas aprendem a forma correta de embalar e acondicionar o produto final”, explica.
Maracujá, mamão, goiaba e abacaxi, foram as frutas originárias do treinamento e, além dessas foram utilizadas frutas da região, conforme informa Elisabeth Vitoriano. “Nós aproveitamos outras frutas típicas dessa região, como a acerola e umbu, e também aplicamos dentro da técnica de fabricação de polpas, proporcionando uma maior variedade para o mercado”, afirma.
As produtoras, segundo Gabriel, tiveram enorme satisfação com o treinamento e estão otimistas com a distribuição do produto no mercado. “A maior parte dessas produtoras já trabalham vendendo outros produtos na feira-livre do município, então, através da Associação dos Assentados de Barra de Santa Rosa, elas pretendem gerar renda e movimentar a economia local com a fabricação de polpas”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819