7 de novembro de 2012

SENAR-PB promove treinamento sobre educação ambiental


Ascom Senar-PB

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) promove no município de Santa Rita, entre os dias 19 e 23 de novembro, o primeiro treinamento de Educação Ambiental Rural, que acontecerá na Usina Japungu e contará com 17 participantes.
Com duração de três dias e 24 horas/aula, o treinamento visa passar aos produtores e trabalhadores rurais noções de saúde rural, conceitos sobre poluição e contaminação, as consequências do desmatamento desmedido, dentre outras informações. “O objetivo é despertar a consciência ambiental dos produtores por meio da informação. Vamos alertar para questões sanitárias, uso exagerado de defensivos agrícolas que prejudicam o solo e as queimadas que empobrecem o solo”, afirma o Chefe do Departamento de Educação Profissional, Carlos Alberto Patrício da Silva.
Outro ponto que será frisado durante o treinamento será a destinação dos resíduos sólidos e líquidos. “Temos uma grande preocupação com o destino que os moradores da zona rural dão ao seu lixo. Eles não podem simplesmente larga-lo em sua terra, pois pode haver reações de médio e longo prazo que contaminem e enfraqueçam o solo, tornando-o improdutivo. Durante o treinamento alertaremos sobre os problemas que esse lixo pode trazer à saúde dos produtores e sua família, além dos prejuízos para a natureza e a produção”, explica o instrutor responsável pelo treinamento em Santa Rita, Oliveiros de Oliveira Freire.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6050/9988 6475