11 de maio de 2015

Senar-PB realiza oficinas na Feira de Flores da Paraíba


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Além de flores, a feira também teve plantas ornamentais, paisagismo e artigos de decoração.

A sétima edição da Feira de Flores da Paraíba aconteceu de 7 a 9 de maio, no pátio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), no bairro do Cristo em João Pessoa. A realização foi em parceria com o Senar Paraíba, Sebrae e produtores locais. A iniciativa promove e desenvolve a comercialização de flores produzidas no estado com a intenção de ampliar a renda na capital com a atividades.

Durante os três dias de realização o Senar-PB ofertou várias oficinas gratuitas, como: Demonstração de arranjos em flores utilizando material reciclado, Compostagem caseira, Arranjos de flores tropicais utilizando embalagens recicladas, Preparação e cultivo de orquídeas e Preparação e cultivo de bonsai. Silvana Alves, instrutora do Senar-PB, ministrou a oficina de Compostagem caseira, começou a trabalhar nessa área em 2011 e afirma que tem sido cada vez mais promissor trabalhar com gestão ambiental. “A finalidade da aula é ensinar as pessoas a destinação correta dos resíduos orgânicos que é produzido dentro de casa”, falou.

SONY DSC

Oficina de Compostagem Caseira, ministrada pela instrutora Silvana Alves

Segundo Silvana, 52% do lixo produzido no país é de origem orgânica. O processo doméstico de compostagem é uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos em pequena escala. “Com essas sobras que muitas vezes são descartados no nosso dia a dia, podemos gerar um composto riquíssimo em nutrientes para adubar as hortinhas e plantas que temos em casa”, explicou.

Para Maria Sueli Félix que faz parte da Associação das Mulheres do Engenho Olho D’água e participa do evento pela segunda vez expondo o trabalho com flores tropicais com artesanato, a feira é um momento de divulgação. “Trabalhamos há dois anos com flores e desde o ano passado começamos a utilizar também o fuxico para complementar a renda mensal”, disse.
Além de expor seu trabalho, Maria Sueli aproveitou para participar das oficinas ofertadas na feira. “Participei da oficina de Arranjos de flores tropicais utilizando embalagens recicladas, com o intuito de ampliar o meu negócio. Quero me capacitar cada vez mais nessa área de flores tropicais”, falou.

A feira contou com um total de 12 estandes, cada um com um grupo de produtores de diferentes municípios, entre eles, Pilões, Pitimbu, Sapé, Boqueirão, Areia, Belém de Caiçara e João Pessoa.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br