21 de fevereiro de 2013

SENAR-PB realiza primeiro curso de Operação de Tratores


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Acontece, no próximo dia 04 de março, o primeiro Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB). O Curso, que acontece em Alagoinha, prossegue até o dia 19 de abril e tem 160 horas/aula divididas em quatro módulos.
O curso  de Operação e Manutenção de Tratores é formatado no modelo da Formação Profissional Continuada (FPC) e dentro do conteúdo programado os 12 alunos inscritos no curso irão ter noções básicas de sistema de alimentação de motores, arrefecimento, lubrificação, transmissão e noções de sistema elétrico e hidráulico. “Além de toda a parte técnica, como ensinamentos sobre roçagem, pichamento, gradagem e sulcamento, vamos ensinar, no quarto e último módulo, técnicas corretas de aplicações de fertilizantes e controle de pragas, semeadura, controle mecânico de mato e, de uma forma geral, monitoramento ambiental”, explica o Chefe do Departamento de Educação Profissional, Carlos Alberto Patrício da Silva.
Patrício lembra que, para a realização do curso, todos os alunos matriculados devem ter licença para dirigir. “A exigência da habilitação de carro de passeio por parte dos alunos inscritos é garantia de segurança para os próprios alunos. Nosso objetivo maior é que os trabalhadores rurais possam operar essas máquinas de forma segura e fazer a devida manutenção quando necessário”, afirma ele.
Formação Profissional Continuada (FPC)
Os cursos de Formação Profissional Continuada (FPC) estão sendo implantados pelo SENAR-PB desde 2009, após a aprovação do modelo pelos produtores rurais e representantes das principais entidades do setor rural. O modelo permite a construção de itinerários formativos, assegurando uma oferta de cursos modularizados compatíveis com o mundo e às expectativas do meio rural.
“Este novo formato permite que os participantes aprofundem seu conhecimento e se tornem profissionais mais completos, saindo preparados tanto para trabalhar em qualquer lugar como para abrir seu próprio negócio. A grande vantagem da FPC é que ela qualifica o produtor rural”, finaliza o presidente do Conselho Deliberativo do SENAR-PB, Mário Borba. 
 

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475