8 de maio de 2014

Senar-PB realiza treinamento de Doma e rédeas em Guarabira


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Vintes agricultores familiares do município de Guarabira receberam do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) o treinamento de Doma Racional em Equídeos. O curso aconteceu no final de março e, segundo o presidente do Sindicato dos Produtores de Guarabira, Rubens Fernandes, os agricultores participantes já tinham uma vivência com a atividade, mas desconheciam as técnicas de adestramentos, Doma e rédeas aplicadas no manejo dos animais (cavalos) para o esporte, lazer e o trabalho que se destina.
O treinamento foi realizado por meio das parcerias entre a Secretaria de desenvolvimento da Agricultura e da pesca de Guarabira (SEDAP), o Sindicato dos Produtores Rurais de Guarabira (SINPAG), “Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável do sitio Lagoa de Serra” e o parque de vaquejada “Lagoa Azul”, que, segundo Rubens, não mediram esforços para realização do treinamento.
Em depoimento, o representando dos agricultores participantes do treinamento, Jose Mario Fernandes, elogiou a ação do SENAR e a metodologia do instrutor. “Foi de grande valia a iniciativa de ofertar um treinamento importante na área de formação profissional Rural, considerando que alguns dos participantes já detinham certo conhecimento, mas não conheciam ás técnicas utilizada na doma dos animais”, disse.
Outro ponto destacado pelos alunos foi o contato com a prática logo no início do curso. Este foi o motivo que fez o produtor Marco Santana participar do treinamento. “Há mais de cinco anos que estou nesta atividade, mas não conhecia o conteúdo prático deste treinamento, com certeza foi uma ação certeira para nossa região”, garante.
Para o instrutor Marcelo Hipólito, responsável pelo treinamento, os alunos puderam observar as tarefas da prática do dia a dia do curso e aplicar na fazenda os conceitos teóricos mostrados em sala. “Esse é o objetivo do curso, é importante não ficarmos apenas em conceitos no papel, mas, depois de disseminar o conhecimento, aplica-lo na prática, para que o aluno realmente sinta que está capacitado”, enfatiza o produtor.
Segundo o presidente do sindicato de Guarabira, Rubens Fernandes, o treinamento foi uma demanda dos produtores da região, que solicitaram ao sindicato a ação. “Guarabira vem intensificando a atividade do esporte de vaquejada e cavalgada, tornando assim necessária a constante renovação de conhecimentos e prática para o adestramento e manejo dos equinos. O Sindicato dos Produtores de Guarabira trabalha no sentindo de promover o progresso no setor agropecuário, e o Senar-PB é um importante parceiro nesta missão”, finaliza ele.
 
Assessoria de Comunicação Senar-PB com informações do Sindicato Rural de Guarabira