2 de abril de 2024

Senar promove Encontro de Nivelamento Metodológico com técnicos e supervisores da ATeG


Ascom Senar
[addtoany]

O Senar PB está promovendo um importante encontro de nivelamento metodológico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com a participação de 25 técnicos e 3 supervisores. O evento, que está acontecendo ao longo da semana e terá sua finalização na sexta-feira, visa unificar a linguagem e a metodologia utilizada pelos profissionais que prestam assistência aos produtores rurais do estado.

A Gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Andrea Souza, explica que o objetivo principal do encontro é nivelar os participantes em relação aos indicadores produtivos e econômicos da propriedade, de modo que possam transmitir aos produtores uma visão empreendedora da gestão de suas propriedades.

“Não buscamos apenas quantidade, mas sim a qualidade da assistência prestada aos produtores paraibanos pelos nossos técnicos de campo. Nosso objetivo é garantir que todos falem a mesma linguagem, uma linguagem acessível e compreensível para os produtores, enquanto também capacitamos esses agricultores a entenderem suas finanças, identificando onde está o lucro e onde está o prejuízo em suas atividades”, afirma. 

Gerente, Andrea Souza, e a consultora Camila

O treinamento está sendo ministrado por Camila Costa, engenheira agrônoma e consultora da ATeG, que destaca a importância de capacitar os técnicos para que possam entender e aplicar a metodologia desenvolvida pelo Senar.

“Observamos que alguns técnicos ainda têm receio, especialmente na parte gerencial, devido à falta de familiaridade. Com este treinamento, buscamos fornecer-lhes maior domínio sobre o conteúdo, incentivando sua aplicação prática durante as visitas aos produtores. Queremos que compreendam os custos de produção, a receita e os lucros. Este treinamento visa a segurança e a satisfação dos participantes ao lidarem com esse processo”, disse Camila. 

O evento, que conta com 40 horas de duração, aborda temas como interpretação de indicadores econômicos e produtivos, identificação de lucros e prejuízos na propriedade, e estratégias para tornar o negócio rural mais rentável e sustentável.

“Este encontro é fundamental para nós, técnicos, pois nos proporciona alinhamento e a oportunidade de aplicar o que discutimos aqui no nosso dia a dia. Buscamos aprimorar nossa compreensão da metodologia para transmiti-la de forma mais eficaz aos produtores”, explica João Lázaro, um dos técnicos de campo participantes do encontro. 

Com o encontro, o Senar reafirma seu compromisso na busca pela melhoria da assistência técnica oferecida aos produtores paraibanos contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária na região.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br