28 de julho de 2021

Senar promove treinamento sobre Palma Forrageira: Importância como Integrante na Dieta de Ruminantes


Ascom Senar
[addtoany]

Presidente do Sistema Faepa/ Senar, Dr. Mário Borba e Professor Marcelo Andrade

O Senar Paraíba promoveu um ontem (27) e hoje (28) um treinamento sobre palma forrageira: Importância como Ingredientes na Dieta de Ruminantes. O objetivo principal é capacitar os instrutores, técnicos e supervisores do Senar sobre a melhor forma de ofertar a palma na ração animal. O curso foi conduzido pelo professor Marcelo de Andrade Ferreira, docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, frisou a relevância do treinamento, tendo em vista a realização do X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que acontecerá em João Pessoa no ano que vem. Além disso, ressaltou o importante trabalho realizado pelo instrutor do curso, em prol da palma forrageira. 

“O professor Marcelo já é um parceiro de longa data. Trabalhou na formulação da primeira cartilha do Senar sobre a palma forrageira e é um dos principais nomes do país no estudo desse cacto. Por isso ele foi convidado para ministrar este curso, que servirá de estímulo para o produtor paraibano, que precisa se beneficiar cada vez mais do potencial da palma”, refletiu.

Também participou do evento o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins, que falou sobre a importância da palma para a Paraíba e ressaltou o papel do Senar no desenvolvimento da cultura. “É necessário levar para o produtor rural essas novas tecnologias, e reforçar a necessidade da palma forrageira para sua produção, nossos instrutores, técnicos e supervisores, têm feito um trabalho fundamental na difusão dessa cultura”, comentou. 

Superientende do Senar-PB, Sérgio Martins e Gerente do DATER, Gabriel Petelinkar

Durante o treinamento, a palma foi apresentada como ator importante para o desenvolvimento das cadeias de bovinocultura, caprinocultura e ovino. Para o Professor Marcelo de Andrade, “o Senar tem feito um ótimo trabalho e tem mostrado resultado, mas ainda precisamos educar o produtor rural quanto a importância da palma em sua propriedade e para além disso, os seus benefícios para sua cadeia”, ressaltou. 

Professor Andrade Ferreira

A capacitação com os técnicos de campo, instrutores e supervisores do Senar-PB, faz parte de uma constante busca por melhoria da qualidade técnica e nivelamento dos envolvidos, auxiliando no crescimento do produtor rural. 

Para Gabriel Petelinkar, gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER). “Neste evento específico, tivemos a oportunidade de discutir com professor Marcelo Ferreira, que é uma das maiores autoridades sobre palma forrageira do Brasil, as possibilidades do uso da palma forrageira na alimentação animal, como fonte de energia e alternativa para substituição de produtos tradicionalmente utilizados, que vem sofrendo sucessivas altas no preço”, acrescentou.  

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br