11 de fevereiro de 2015

Senar qualifica sete mil produtores em 2015


Ascom Senar-PB
[addtoany]

Com a intenção de elevar o nível da produção e proporcionar melhorias para o setor agropecuário paraibano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), oferta treinamentos e cursos em 2015 que vão atingir 7 mil pessoas em todo estado. Ao total, a instituição oferece cerca de 350 ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social, além de 82 de convênios com parceiros, como Sebrae e Fundação Banco do Brasil.
Atuando em duas vertentes, a Formação Profissional Rural objetiva aperfeiçoar, qualificar e capacitar pequenos produtores e trabalhadores rurais através da realização de treinamentos nas cadeias de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, agroindústria, avicultura e extrativismo. Já a Promoção Social beneficia produtores rurais e suas famílias, fortalecendo suas aptidões pessoais e sociais, promovendo ações de saúde, alimentação e nutrição, artesanato, organização comunitária, cultura, esporte, lazer e educação.
De acordo com o chefe do Departamento de Educação Profissional do Senar-PB, Carlos Alberto Patrício, a instituição aposta em duas novas formações em 2015, como o treinamento de eletricista rural e o curso técnico em Agropecuária. “Estamos entrando em uma nova fase e abrindo mais oportunidades seja ao produtor, a sua família e ao jovem que tem a intenção de se qualificar no agronegócio. O mercado precisa de profissionais e já estamos preparando pessoas para esta necessidade, através de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), que possuem maior carga horária e conteúdo, e educação à distância”, disse.
Instituição investe no ensino à distância
O primeiro passo do Senar foi criar o portal EaD Senar (ead.senar.org.br), que apoia a expansão do acesso ao conhecimento para quem reside em municípios de base agropecuária e localidades rurais mais afastadas. No site, os alunos de todo país podem se inscrever em cursos nas áreas tecnológicas, empreendedorismo e gestão de negócios, inclusão digital e qualidade de vida.
Voltada para o ensino à distância, a instituição aderiu recentemente ao programa Rede e-Tec Brasil para intensificar ainda mais suas ações, aumentando a oferta de oportunidades de estudos para as pessoas do campo. Este é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade à distância oferecido pelo Senar, através de locais de apoio presencial. Na Paraíba, foram instalados dois polos, sendo um em João Pessoa (sede do Senar-PB) e outro em Alagoa Grande (Sindicato dos produtores rurais). O curso Técnico em Agronegócio tem duração de dois anos e é totalmente gratuito, assim como todos os treinamentos da instituição. A primeira turma já foi selecionada através de provas online e inicia suas aulas dia 23 de fevereiro.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br