10 de junho de 2022

Senar realiza debate sobre desafio de produzir mel com rentabilidade


Ascom Senar
[addtoany]

Brasília (09/06/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na quinta (9), a live “O desafio de produzir mel rentável”.

O encontro foi moderado pelo coordenador de programas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Alexandre Lopes Martins, e teve como convidado o zootecnista e consultor em apicultura, Heber Luiz Pereira.

Segundo Martins, dados apontam a existência de mais de 100 mil apicultores no Brasil, com a produção de 50 mil toneladas de mel por ano. Seja como atividade principal ou paralela à criação de animais e à agricultura, a apicultura traz renda e benefícios para os produtores rurais.

“Temos verificado o aumento de produtividade em culturas que dependem de polinização. Em lavouras de soja e cacau, por exemplo, já foram identificados ganhos de 15% na produção ao se ter colônias de abelhas associadas à lavoura”, afirmou ele, que também destacou os baixos custos de implantação e a rentabilidade expressiva da atividade.

Pereira, que tem longa experiência acadêmica e técnica na área, contou como a apicultura surgiu na sua vida e abordou pontos fundamentais para quem pretende começar na atividade.

O zootecnista, que também é instrutor do Senar/MS e consultor nacional da entidade, destacou a importância do treinamento e falou sobre a estrutura mínima para uma apicultura viável. Ele analisou, ainda, os principais indicadores aos quais o apicultor precisa estar atento, como produtividade, controle de custos e comercialização.

“O desafio de produzir um mel rentável começa com um olhar mais pragmático sobre a atividade e um desligamento da parte emocional. É preciso pensar na rentabilidade, calcular e traçar uma estratégia. Além disso, trabalhar com base no seu planejamento orçamentário e de atuação. Não existe receita ou manejo mágico”, disse Pereira.

Alexandre Martins reforçou as cartilhas utilizadas em treinamentos de produtores e trabalhadores rurais disponibilizadas gratuitamente pelo Senar. Sobre apicultura existem dois títulos: “Abelhas Appis melífera – instalação do apiário” e “Mel – manejo de apiário para produção de mel”. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte