23 de julho de 2018

Senar realiza oficina de casqueamento de caprinos no “Dia D” em Taperoá


Ascom Senar
[addtoany]

Os produtores e trabalhadores rurais que visitaram o espaço do Senar montado na Fazenda Carnaúba, durante o 6º ‘Dia D’ puderam participar de uma oficina sobre casqueamento de caprinos, oferecida pela instituição.

O instrutor Olavo Uchoa, responsável pela capacitação, explica que o casqueamento é uma prática que influi diretamente na sanidade dos animais, sejam eles caprinos, ovinos, bovinos ou equinos.

“Uma série de enfermidade se prolifera a partir dos cascos dos animais, e até problemas de ordem metabólica e reprodutiva. O casqueamento é uma forma preventiva de evitar esses problemas e deixar o animal imune a isso”, explicou o instrutor.

Vieira da Nóbrega trabalha com o sogro numa propriedade em Sousa e disse que não faz o casqueamento dos seus animais, mas que pretende mudar de comportamento depois da oficina. “Nossos ovinos estão com muitos problemas no casco, mas depois das explicações do instrutor, vi que é importante e prático. Vou começar a fazer a partir de agora”, disse.

Quem também participou da capacitação foi o engenheiro agrônomo Josenildo Teixeira, que destacou que não conhecia a prática de casqueamento em caprinos.

“O instrutor mostrou o procedimento com detalhes, desde a contenção, até o acabamento das atividades. Mostrando mais de uma alternativa, seja com torques, ou com a esmerilhadrilha, achei bastante interessante”, resumiu.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br