19 de setembro de 2017

SENAR realiza oficinas, treinamentos e palestras na Paraíba Agronegócios 2017


Ascom Senar
[addtoany]

IMG_7976-minTiveram início nesta terça-feira (19) as ações educativas que serão realizadas pelo SENAR na Expofeira Paraíba Agronegócios 2017. A primeira atividade foi o “Encontro sobre de Casqueamento de Bovinos”, que reuniu dezenas de tratadores no Parque de Exposições de João Pessoa.

O instrutor Marcelo Hipólito apresentou técnicas de manejo mais adequadas para o tratamento dos animais, utilizando equipamentos específicos para fixar o animal e fazer o casqueamento. Segundo ele, essa modernização do trabalho visa o bem-estar dos bovinos.

Instrutor Marcelo Hipólito

Instrutor Marcelo Hipólito

“Antigamente se derrubava o boi, colocava um macaco, amarrava o bicho. Isso gerava muito desconforto e em alguns casos causava mutilações e fraturas. Você utilizar um tronco e um breque reduz o risco a quase zero e também previne acidentes com o trabalhador. Hoje se preconiza criar um animal com bem-estar e em qualquer manejo temos que dar relevância a isso”, disse.

O tratador Agnaldo da Silva participou do encontro e falou sobre a contribuição que isso dá ao trabalho no campo, para ele, esse tipo de instrução relacionada ao casqueamento . “´é muito importante porque isso interfere na saúde do animal, na forma como ele caminha, por exemplo”, explicou.

Aluno e tratador Agnaldo Silva

Aluno e tratador Agnaldo Silva

Além desse encontro, ainda há uma série de atividades previstas para serem executadas pelo SENAR até o encerramento do evento. No estande da instituição foi montado um campo experimental de forrageiras, nas quais serão oferecidas oficinas de forma permanente sobre plantio de palma forrageira, controle de cochonilha do carmim, fenação,  ensilagem, utilização e importância das leguminosas forrageiras e formação de mudas por meio de gemas de raquetes de palma.

Confira outras atividades do SENAR na Expofeira Paraíba Agronegócios:

Dia 19/09/2017 (terça-feira)
9h – Casqueamento de Bovinos
14h – Casqueamento de Bovinos

Dia 20/09/2017 (quarta-feira)
11h – Palestra: Casos de Sucesso da Assistência Técnica e Gerencial do Senar

Dia 21/09/2017 (quinta-feira)
11h – Palestra sobre Cadastro Ambiental Rural
14h – Orientações Previdenciárias Rural
16h – Encontro sobre Compostagem

Dia 22/09/2017 (sexta-feira)
16h – Utilização de Biodigestor

Dia 23/09/2017 (sábado)
9h – Palestra: Agricultura Urbana
10h – Debate: Uso de drones e outras tecnologias no Agronegócio
14h – Palestra: Tecnologias de Convivência com o Semiárido

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br