13 de maio de 2021

Senar realiza palestra sobre inseminação artificial para produtores em lançamento de projeto no Cariri


Ascom Senar

Produtores rurais da região de Santo André, no Cariri do Estado, tiveram a oportunidade de receber orientações sobre inseminação artificial em bovinos. Eles fazem parte da turma de criadores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar, dentro do programa Agronordeste.

A capacitação, realizada no último mês de abril, contou com a participação do técnico de campo, Valdemar Cavalcante, e do supervisor Alysson Gurjão. Todo o trabalho conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Gurjão, município vizinho que polariza cidade vizinhas.

“O nosso sindicato vem capacitando produtores com os vários cursos realizados pelo Senar e agora, com a assistência técnica, também somos parceiros e mobilizamos a formação de turmas com produtores da região que tem interesse e compromisso com a produção agropecuária. Essa palestra faz parte dessa nossa estratégia”, afirmou o presidente do sindicato, Ubiratan Queiroz.

Um dos produtores que participaram do encontro o senhor Roberto Maracaja, produtor de leite no Sítio Caraça Santo André. Ele também é atendido pela ATeG e diz que está muito satisfeito com o trabalho realizado.

“A palestra foi proveitosa. Nós tivemos o prazer de ter dois profissionais explicando o melhoramento de gado de leite e corte. Já tenho vacas inseminadas, vou protocolar 5 para entrar no cio e fazer inseminação para melhorar o meu plantel. Essa noção veio através do estimulo do Senar e a assistência técnica, aprendiz muito”, afirmou o produtor.

Técnico de campo do Senar, Valdemar Cavalcante

O seu Roberto é atendido pelo técnico de campo Valdemar, que foi um dos palestrantes. “Tivemos essa iniciativa de estimular a inseminação artificial em Santo André, como resultado de um treinamento do Senar que fizemos na região. Isso foi crescendo, agora contamos com apoio de parceiros como a prefeitura para estimular esse melhoramento genético. Temos muita expectativa de crescimento com esse trabalho e orgulho de ter contribuído”, destacou.

O técnico explicou ainda que, a partir do trabalho realizado pela ATeG e Sindicato na região, foi lançado um programa para o melhoramento genético do rebanho do município, pela prefeitura de Santo André. A palestra realizada pelos profissionais do Senar já é uma das ações integrantes dessa iniciativa.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br